fbpx
Artigos Holland America

Visitamos o Eurodam da Holland America (com fotos)

No passado mês de Abril, estreou no Funchal o navio Eurodam da Holland America Line. Como tal, o Blog dos Cruzeiros e várias outras entidades locais da Madeira reuniram-se a bordo do navio para um encontro com o comandante, e dar as boas vindas ao navio que atracou pela primeira vez naquele porto. A escala deste navio, coincidiu com a tradicional festa da flor na Madeira à qual se juntou a companhia enfeitando todo o interior do navio com flores naturais em todas as áreas publicas do navio.

Construído em 2008, o navio é gémeo de outro na companhia holandesa, nomeadamente o Niew Amsterdam. O Eurodam foi mandado construir pela companhia em 2008, sendo este o primeiro navio desta classe a surgir na companhia. Esta classe é claramente a classe avançada dos navios da classe “Vista”, que na Holland America Line é composta pelos navios Westerdam, Oosterdam, Noordam, e Zuiderdam.

A bordo deste luxuoso navio, existem 14 elevadores, 4 dos quais com vista para ao mar, 5 restaurantes, duas salas de espetáculos, 3 piscinas, SPA, sauna, ginásio, centro comercial, internet em todas as áreas do navio, biblioteca, casino, poli desportivo, área para crianças e jovens, e várias zonas de relaxamento.

A entrada a bordo do Eurodam, alem da boa receção na qual fomos alvo, fomos surpreendidos com a elegância e o luxo de diversas peças de arte, e um ambiente requintado. As cores suaves que o navio dispõe como a cor prata e o dourado, refletem o ambiente de luxo a bordo do Eurodam.

O navio tem os interiores muito espaçosos e o conforto do navio é outro dos aspetos relevantes. Segundo o que nos explicou a guia que nos acompanhou durante visita a bordo, a companhia preocupa-se sempre com o conforto dos seus passageiros. Além disso, a bordo do Eurodam, podemos encontrar a junção entre o conforto e o relaxamento. Existem espaços a bordo do navio na qual o conforto alia-se a uma bela vista sobre o mar. No pool deck do navio é impossível não se observar as “cabanas” privadas de alguns passageiros a bordo, com sofás, mesas, e camas de praia. Nestas áreas, algumas fechadas, o passageiro encontra mais uma opção para relaxar e aproveitar as suas férias alem da sua cabina ou dos espaços públicos.

As piscinas do navio, são no mínimo surpreendentes. Existem 3 piscinas a bordo do Eurodam. Uma interior e duas exteriores. A piscina interior é composta por várias camas de praia, banheiras de hidromassagem, e plantas naturais. Relativamente às piscinas exteriores, uma delas é composta por uma cobertura retrátil. Estas coberturas são elétricas e quando o céu está com muito sol a cobertura é aberta e a piscina transforma-se numa piscina exterior. Nos dias em que o frio ou a chuva são predominantes a cobertura fecha-se e a piscina transforma-se como numa piscina interior.

O restaurante Buffet abrange também uma grande área do navio, ocupando quase metade do deck 9. Existem mesas daquele espaço à volta da piscina, nas extremidades do convés, na popa, bem como no interior do navio.O teatro do navio Eurodam, é um espanto. Um teatro fechado para 890 espectadores, na qual predominam as cores como o vermelho, o prateado e o dourado, simbolizando o luxo. O conforto é outro dos aspetos relevantes neste espaço. Uma cadeira do teatro do Eurodam, contem aproximadamente 15cm de almofada na parte inferior do estofo da cadeira, o que oferece uma comodidade única a bordo, como nunca antes visto em nenhum outro navio da companhia.

Leia também  Hoje o Blog dos Cruzeiros faz 15 anos!

O restaurante principal “Lower Rembrandt Dinning Room”, distribuído por 2 decks, é composto por um número surpreendente de 181 mesas. Neste restaurante o menu é variado, sendo que existe sempre um menu diferente por refeição e por dia. Nesse menu é colocado a composição de uma refeição normal (entrada, prato principal (carne/peixe), e sobremesa), sendo que em alguns dos pratos é colocado um toque único e especial do chefe do restaurante.

Ao longo dos corredores do navio é sempre possível ouvir música ambiente maioritariamente de língua inglesa. No chão de todos os elevadores do navio, existe um grande tapete com o dia da semana.

De entre as 34 categorias de cabinas que existem a bordo, destaque para a categoria PS (penthose suite), que é composta por banheira de hidro-massagem extra grande, sala de estar, sala de jantar, sistema de som privado, despensa, sofá cama e uma varanda privada. Este navio ao contrário do que acontece com o Niew Amsterdam, grande parte das suas cabinas são ou com varanda exterior ou então com vista para ao mar, sendo que 86% das cabinas são exteriores, e 67% são com varanda privada.

Relativamente aos dados interessantes deste navio, saiba que este navio foi a construção número 6149 dos estaleiros italianos de Fincantieri, foi lançado ao mar a 28 de Setembro de 2007, foi entregue à companhia a 16 de Junho de 2008, baptizado a 1 de Julho de 2008 pela rainha Beatrix dos países Baixos, e a sua viagem inaugural aconteceu a 5 de Julho de 2008 desde Copenhaga. Este navio é também um marco importante para a companhia Holland America Line, visto que o Eurodam é o navio oitenta a entrar ao serviço da Holland America Line do grupo Carnival Corporation, companhia que já conta com 139 anos de existência.

Receba as minhas novidades sobre cruzeiros no WhatsApp! Abrir

About the author

Nuno Ribeiro

Olá, o meu nome é Nuno Ribeiro e sou fundador do Blog dos Cruzeiros, um blog sobre o mundo dos grandes cruzeiros, onde pode encontrar notícias, opiniões, sugestões, guias, companhias, navios e muito mais. Sempre que subo a bordo de um navio descrevo toda a experiência aqui para que possa ajudar quem pretende fazer um cruzeiro. Boas leituras!

3 Comments

Click here to post a comment
Share this

Quer vir connosco à Islândia a bordo do Celebrity Silhouette?