Nos últimos dias do ano, o Viking Star, da Viking Cruises, foi premiado pela US Cruise Critic Editors como o melhor novo navio de 2015, numa cerimónia que se realizou em Palma de Maiorca, que foi também um dos portos de escala durante a viagem inaugural.
O navio, construído em Itália, nos estaleiros Fincantieri, foi batizado a 17 de Maio, em Bergen, na Noruega, e foi projectado pelo estúdio londrino SMC Design. Inspirado na exclusiva classe Royal Viking, popular nos anos 70, que foi também uma pioneira no que diz respeito aos cruzeiros de luxo modernos. No seu interior, a decoração, da responsabilidade do estúdio Rottet de Los Angels, foi inspirada e teve uma enorme influência nórdica.
O Viking Star não é dos navios de maior dimensão do mercado actual, privilegiando a relação entre passageiros e tripulantes, apresenta a capacidade para receber 930 passageiros, todos em camarotes com varanda, sendo servidos por 602 tripulantes, mostrando assim a importância que o serviço tem para a companhia. A sua dimensão é de 227,2 metros de comprimento, cerca de um terço dos grandes navios de cruzeiro, permitindo assim que este chegue a portos de escala de menor dimensão e por isso mais seletivos.
Ainda em 2013 a Viking Cruises anunciou a adição de um novo navio. O irmão do Viking Star, o Viking Sky vai abrir a temporada de 2017, com destinos pela Escandinávia, Báltico e Mediterrâneo.