Uma animação do sistema de localização AIS do Viking Sky mostra a trajectória do navio, antes e depois, da perda de propulsão dos motores ao largo da costa oeste da Noruega, no último sábado. O navio, com 1400 passageiros e tripulação a bordo, sofreu falhas nos motores enquanto navegava debaixo de mau tempo em Hustadvika, uma conhecida área de naufrágios no Mar da Noruega.
Como se pode ver no video, o Viking Sky começou com sérios problemas por volta das 13 horas de sábado, aproximando-se perigosamente de terra.
De acordo com alguns meios de comunicação locais, o navio conseguiu largar a âncora e manobrar apenas com um motor, evitando, lentamente, a costa e navegando para águas mais profundas. Ao mesmo tampo várias embarcações chegavam em seu auxílio. As ondas sentidas no Mar da Noruega, nessa altura, rondavam os 6 a 8 metros.
Vários helicópteros de emergência chegavam ao navio para resgatar 479 pessoas, uma por uma, desde o deck superior.
Aos 50 segundos do video, o rebocador Ocean Response, conseguiu “amarrar” no Viking Sky e rebocar o navio até Molde, onde chegou durante a tarde de domingo.
A maior parte dos passageiros a bordo do navio da Viking eram de nacionalidade americana, inglesa, canadiana e australiana, ficando a registar vinte com ferimentos. Todos os restantes passageiros desembarcaram em Molde e estão já de regresso a casa.
“Os últimos dias foram muito stressantes para os nossos passageiros e tripulação. Quero pedir pessoalmente desculpa pelo que ambos passaram. Estou também impressionado e agradecido pelos esforços dos serviços de emergência, pessoal de socorro, autoridades locais, as pessoas da costa de More, e agradecer-lhes pela preocupação e generosidade que mostraram para com os nossos passageiros. Agradeço também à tripulação a bordo do Viking Sky pelo esforço e dedicação“, disse Torstein Hagen, fundador e presidente da Viking.
O próximo itinerário do Viking Sky, a 27 de Março, foi cancelado, não antecipando a empresa mais cancelamentos.