Finalmente a Viking Cruises anunciou o primeiro navio de oceanos, recebendo-o nos últimos dias, denominado de Viking Star. A cerimónia teve lugar no passado dia 28 de Março, quando o navio foi apresentado nos estaleiros de Fincantieri em Veneza.
A 11 de Abril, o navio irá navegar a partir de Istambul para todo o Mediterrâneo e Atlântico. Posteriormente mudará para Bergen, na Noruega, onde será batizado no dia 17 de Maio. O presidente da companhia, Torstein Hagen, afirmou que tem sido uma jornada incrível, tornando-se grato pelo trabalho que todos têm tido. Com a viagem inaugural do Viking Star, a companhia amplia assim a sua experiência para além dos cruzeiros fluviais.
O Viking Star, é de dimensões pequenas, com varandas em todos os camarotes num total de 465 , com mais de 47 mil toneladas de arqueação bruta, podendo assim acomodar 930 passageiros. Foi desenhado de forma a poder aceder à maioria dos portos existentes e a sua decoração será decididamente escandinava, ressalvando a luz natural e combinando a colaboração ideal entre arquitectos e decoradores premiados da indústria.
O Viking Star é o primeiro navio de 3 encomendados pela companhia, sendo que o Viking Sea e o Viking Sky já se encontram em construção.