Depois de no final do ano passado, mais propriamente em Novembro, o governo italiano ter limitado o tráfego de navios de cruzeiro na lagoa de Veneza, a decisão foi agora alterada, sendo possível, pelo menos no imediato, o tráfego destes navios de grande dimensão.
O governo italiano tinha limitado o tráfego de navios devido aos danos ambientais que esses movimentos poderiam causar. Contudo, recentemente o tribunal da região revogou a decisão, que proibia a entrada de navios com mais de 40 mil toneladas, vindos do Adriático em direcção ao terminal de cruzeiros da região, principalmente porque as rotas alternativas para os navios chegarem a este destino ainda não tinham sido acordadas e também porque os danos e riscos causados por estes navios não tinham sido provados.
Tendo em consideração a importância que este porto e esta região têm para a indústria dos cruzeiros e para o turismo propriamente dito, esta decisão é uma autêntica vitória para o mercado internacional. Durante muito tempo se falou dos possíveis danos que estes navios poderiam causar à cidade, pelo menos às margens da lagoa, tendo até sido referida a possibilidade de um desastre semelhante ao que aconteceu com o navio Costa Concordia, da Costa Cruzeiros.
Assim, com esta nova decisão, o turismo na zona de Veneza vai voltar a ser o mesmo, evitando rotas alternativas para trazer os turistas até à região.