O Governo italiano decidiu que os grandes navios de cruzeiro, que navegam atualmente pelo meio de Veneza, serão banidos da rota até 2022. Esta semana foi também decidido que a utilização do Canal Guidecca, que atravessa o meio da cidade italiana, será interdito a navios acima das 55 mil toneladas.
Assim, os navios de cruzeiro deixarão de atracar na ilha de Veneza, passando a fazê-lo no porto de Maghera, no continente italiano, atualmente utilizado pelo tráfego marítimo industrial.
Veja aqui os atuais Cruzeiros desde Veneza
Este mapa mostra a nova rota que os navios devem tomar, contornando completamente a cidade de Veneza:
A decisão ocorreu depois de anos de oposição por parte dos venezianos, cada vez mais revoltados com a existência de enormes navios, muito maiores do que a maioria dos edifícios.
Os activistas têm realizados manifestações na cidade, argumentando que os navios provocam danos culturais e ambientais na zona, tendo sido alguma vezes chamada a polícia anti-motim para proteger os navios e os próprios passageiros.
Os detalhes do novo acordo, previsto para ter uma duração entre 3 e 5 anos e decidido por um comité de ministros do governo italiano, foram anunciados na terça-feira, ainda que não estejam finalizados.
De acordo com o jornal italiano La Reppublica, o resultado mais provável é que os navios entrem na lagoa de Veneza numa zona abaixo da cidade de Malamocco, seguindo a rota do canal “Petroli“, actualmente usada por navios comerciais.
Peça um Orçamento a uma agência que não seja apenas especialista, mas que também faça regularmente cruzeiros! Veja Como Aqui