
A MSC Cruzeiros vai operar o primeiro cruzeiro com zero emissões líquidas de gases de efeito estufa na próxima semana com o mais recente navio, o MSC Euribia, movido a gás natural liquefeito (GNL). A viagem será a primeira do navio ao deixar o estaleiro em Saint-Nazaire, França – onde está a ser construído atualmente – enquanto navega para a Cerimónia de Nomeação em Copenhaga, Dinamarca.
O novo navio – o 22º da frota da MSC Cruzeiros – navegará por quatro dias de Saint-Nazaire até Copenhaga, alcançando zero emissões líquidas de gases de efeito estufa para demonstrar que cruzeiros com zero emissões são possíveis hoje. O MSC Euribia partirá de França em 3 de junho e chegará à Dinamarca em 7 de junho.
Pierfrancesco Vago, Presidente Executivo da Divisão de Cruzeiros do MSC Group , disse: “Esta primeira viagem de zero emissões líquidas do nosso mais recente navio MSC Euribia anuncia outro passo significativo na nossa jornada de descarbonização e demonstra, mais do que tudo, a extensão do nosso compromisso. ”
A MSC Cruzeiros comprou 400 toneladas de bio-GNL para a viagem pioneira de zero emissões líquidas de gás para mostrar o seu compromisso com a implementação de combustíveis renováveis e medidas de transição energética. A companhia é a primeira operadora de cruzeiros a comprar bio-GNL como fonte de combustível que apresenta reduções significativas de emissões no ciclo de vida.
Vago continuou: “Não podemos fazer isto sozinhos, no entanto. Dada a importância absoluta dos combustíveis alternativos para a nossa indústria, bem como para outros setores da sociedade civil, para alcançar a descarbonização, todos precisamos trabalhar juntos para aumentar a disponibilidade em escala. A nossa aquisição de bio-GNL enviará um sinal claro e significativo ao mercado de que há procura pelas companhias de cruzeiro e da indústria marítima mais ampla por combustíveis mais limpos, mas precisamos que governos, produtores e utilizadores finais colaborem e aumentem a disponibilidade dessas novas e tão necessárias fontes de energia”.
A MSC Cruzeiros terá o apoio da empresa de energia nórdica Gasum para a viagem com zero emissões líquidas de gases de efeito estufa, uma produtora líder de biogás e processadora de frações de resíduos biodegradáveis na região nórdica.
A velocidade e o itinerário da viagem inaugural do MSC Euribia foram projetados especificamente para otimizar a configuração e as cargas dos motores para minimizar o consumo de combustível. Especialistas dedicados em eficiência energética da MSC Cruzeiros e do construtor do navio, Chantiers de L’Atlantique, estarão a bordo do para monitorizar e otimizar todos os aspetos desta jornada. Eles trabalharão com o Comandante da embarcação, Capitão Stefano Battinelli, e o Engenheiro Chefe do MSC Euribia, Pasquale Mastellone.
Os especialistas em eficiência energética da MSC Cruzeiros em Londres monitorizarão e otimizarão continuamente todos os sistemas a bordo para minimizar a necessidade de energia, identificando oportunidades adicionais para melhorar a eficiência energética em tempo real, mantendo alto conforto para todos os passageiros a bordo.
Isso incluirá uma série de medidas, desde a configuração dos motores até à velocidade dos ventiladores de ar-condicionado nos camarotes, juntamente com o itinerário e a otimização da velocidade. Todas as iniciativas combinadas economizarão energia para reduzir o consumo de combustível.
As novas construções da MSC Cruzeiros são navios com combustível flexível que podem acomodar uma variedade de combustíveis renováveis disponíveis hoje e esperados no futuro. O uso de GNL fóssil já atinge uma redução de até 20% nas emissões de gases de efeito estufa quando comparado aos combustíveis marítimos convencionais e praticamente elimina todas as emissões de óxido de enxofre e particulado, ao mesmo tempo em que reduz os óxidos de nitrogénio em 85%.