Um dos maiores nomes das viagens de luxo está a começar a sua própria companhia de cruzeiros. A Ritz-Carlton Hotel, que opera 94 hotéis de luxo, anunciou que está a entrar na indústria dos cruzeiros com uma pequena operação de cruzeiro para o mercado de luxo.
A The Ritz-Carlton Yacht Collection irá lançar para a temporada de 2019, o seu primeiro navio com uma capacidade para 298 passageiros, com dois navios adicionais previstos em 2021 e 2022, respetivamente.
A marca está a juntar forças com os peritos marítimos Douglas Prothero e Lars Clasen, o ex-presidente da AIDA, em colaboração com fundos geridos pela Oaktree Capital Management, L. P., o Ritz-Carlton fornecerá o serviço de hospitalidade de luxo sob um acordo operacional de longo prazo.
De acordo com Herve Humler, presidente e chefe de operações da The Ritz-Carlton Hotel, a The Ritz-Carlton Yacht Collection vai ter uma personalidade distinta e as suas embarcações vão-se destacar em alguns dos portos mais glamorosos do mundo. Esta nova combinação entre iates e cruzeiros vai inaugurar uma nova maneira de viajar em luxo para os passageiros que procuram descobrir o mundo num ambiente descontraído, casual, elegante e confortável mas com o mais alto nível de serviço personalizado.
Os itinerários estão a ser desenvolvidos com a intenção de combinar o estilo de vida dos resorts de luxo do Ritz-Carlton e a liberdade casual das férias em iates.
Os pequenos navios vão medir 190 metros e terão capacidade até 298 passageiros, com 149 suites, cada uma delas com a sua própria varanda privada. Os iates também vão contar com duas suites duplex de 138 metros quadrados, com artesanato moderno e com acabamentos interiores projetados conjuntamente pelo The Ritz-Carlton e pela empresa líder em design Tillberg Design da Suécia.
De acordo com o relatório anual 2017-2018 da Cruise Industry News, o mercado de luxo é composto por 40 navios em 2107, totalizando 500.880 passageiros de cruzeiros por ano.
Silversea é a maior marca por capacidade, enquanto que a Viking Ocean Cruises vai se tornar na maior operadora até 2019. Assim, em 2027, o mercado deverá crescer para pelo menos 55 navios e mais de 800 mil passageiros anuais com base em pedidos de embarque conhecidos e anúncios de embarques.
A marca Ritz poderia transportar cerca de 35 mil passageiros anualmente até 2023.