Não são apenas as agências de viagens e filiais das companhias de cruzeiros que estão a fazer com que o turismo de Cruzeiros seja cada vez mais actual e procurado, são também os CTT que lançaram recentemente uma emissão filatélica, de temática “Visite” onde faz referência a alguns dos portos mais populares e famosos no mundo dos Cruzeiros em Portugal.
O evento, realizado exactamente no dia da Europa como era previsto, decorreu na Gare Marítima do Funchal, onde foram lançados três selos ilustrativos dos navios da frota nacional que mais marcaram o momento de emigração das décadas de 50, 60 e 70 para África e América. Todos estes selos foram lançados tendo como principal base as fotografias e ilustrações feitas na época para homenagear assim uma das épocas mais importantes e com maior história da sociedade portuguesa.
Durante o evento estavam presentes várias personalidades do panorama nacional, entre os quais o director regional dos CTT, de seu nome Carlos Rodrigues, o administrador dos CTT, de nome Carlos Inácio e o secretário regional de Educação.
O principal objectivo desta acção em conjunto com os CTT é de alguma forma privilegiar e homenagear o desenvolvimento de uma região ultraperiférica como a Madeira e as várias ligações ao mundo inteiro através do seu Turismo de Cruzeiros. Obviamente que tudo está dependente da forma como as pessoas aceitarem a acção e lhe derem uso.
Os selos estão à venda por valor unitário de 0,68€ ou em blocos de dois com o preço de 1,36€. Todos eles foram criados a partir de postais originais e pinturas originais com datas que remontam aos anos 50, 60 ou 70.
Mais uma excelente acção que demonstra os objectivos que as instituições nacionais estão dispostas a fazer para melhorar ainda mais o mercado dos Cruzeiros em Portugal e transparecer a nossa história.