Segundo as declarações recentes do ministro da Economia, o turismo de cruzeiros cresceu quase 10% em Lisboa nos primeiros seis meses do ano, relativamente ao mesmo período no ano anterior, mostrando assim a forte aposta que o governo está a fazer neste tipo de turismo.
No ano anterior foi a primeira vez, em muitos anos, que este sector esteve em queda, no entanto no primeiro semestre deste ano, o turismo de cruzeiros cresceu já 10% face a 2014, monstrando assim que o sector está em recuperação. Segundo as expectativas do governo, o porto de Lisboa poderá acolher 750 mil turistas de cruzeiros, em cada ano, durante os próximos 5 anos, significando assim um aumento de 50% face ao que aconteceu no ano passado.
Para tal avanço nesta indústria, o investimento que está a ser feito no futuro Terminal de Cruzeiros de Santa Apolónia, no valor de 50 milhões de euros, será fundamental. Com este objectivo em mente, espera-se que Santa Apolónia perca, de forma progressiva, até ao próximo ano de 2020, o terminal de contentores para outros destinos, privilegiando assim o turismo de cruzeiros.
Segundo as declarações do ministro, o turismo de cruzeiros é cada vez mais importante para cidades como Lisboa e Porto, uma vez que 90% dos turistas que chegam nos cruzeiros gastam em média 200 euros em várias actividades, para além de ficarem com intenção de regressarem ao nosso país.