Giuseppe Ruocco, tripulante do MSC Meraviglia, foi homenageado pela MSC Cruzeiros pela sua rápida resposta e salvamento de uma mulher que caiu ao mar na ilha paradisíaca da companhia nas Bahamas, Ocean Cay.
O corajoso ato foi divulgado pelo site Crew Center, especializado em tripulantes de cruzeiros, que adiantou que o incidente aconteceu enquanto o MSC Meraviglia estava atracado em Ocean Cay. Durante o desembarque, uma passageira caiu ao mar entre o navio e o cais, tendo o oficial Giuseppe Ruocco saltado imediatamente ao mar e ajudado a mulher, em pânico, a manter a cabeça acima da água.
Ruocco assistiu a passageira e transportou-a por todo o comprimento do navio até à popa, onde as equipas de salvamento tinham mais espaço para manobrar e recuperar ambos. Ao longo desta provação, os filhos da mulher e o seu marido, tomados pelo medo, gritavam de angústia.
O sinal de “homem ao mar” foi ativado, fazendo com que a equipa de resgate entrasse em ação. A passageira foi recuperada com sucesso em poucos minutos, graças ao ato altruísta e ousado de Giuseppe Ruocco, que arriscou a própria vida para salvar outra. O oficial recebeu longos aplausos do comandante do navio e de toda a tripulação pelos seus esforços heróicos.
A seguinte carta foi distribuída pela MSC Cruzeiros:
“Hoje, no porto de escala do MSC Meraviglia, em Ocean Cay, uma passageira caiu acidentalmente à água entre o navio e o cais e, sem pensar duas vezes, o nosso oficial, Giuseppe Ruocco, saltou para a água para ajudar a passageira em dificuldades. O sinal de homem ao mar foi dado e a nossa equipa, totalmente treinada, esteve presente em pouco tempo para ajudar na assistência à passageira. Desejamos uma rápida recuperação, pois o incidente foi controlado em apenas alguns minutos, devido à reação corajosa de Giuseppe em pouco tempo. Ele arriscou a vida para salvar outra vida.”

Este incidente serve como um lembrete da dedicação e coragem demonstradas pelos oficiais da MSC Cruzeiros, garantindo a segurança e o bem-estar dos passageiros, mesmo diante de desafios imprevistos.
Esta não é a primeira vez que a tripulação da MSC Cruzeiros demonstra um ato de bravura para salvar um passageiro de um afogamento. Em 2019, o tripulante da MSC Cruzeiros, Tala Vailolo, da Samoa, resgatou uma mulher depois de ela cair ao mar do MSC Seaview enquanto o navio estava atracado no porto de Génova, Itália.
A irlandesa, de 43 anos, atirou-se de um dos conveses para o mar após uma discussão com o marido. Vailolo saltou para o mar e salvou a mulher do afogamento.