fbpx
Notícias

Toda a Temporada de Cruzeiros em Santos (Brasil)

MSC Preziosa (Foto Daniel Capella)

Começou no último dia 9 a temporada de cruzeiros marítimos em Santos. Maior porto de cruzeiros do Brasil e América do Sul, Santos receberá quantidade reduzida de escalas este ano devido à diminuição no número de embarcações realizando a temporada regional. Entre os diversos navios que usarão o terminal da cidade como base de operação, o primeiro a chegar foi o Empress, da Pullmantur, que realiza embarques na cidade até à segunda metade do próximo mês de Abril.

Durante este período, será o navio de cruzeiro com mais passagens no Porto de Santos, realizando 42 escalas. Na sua quinta temporada no Brasil, realizará cruzeiros de uma semana para o Prata, com escalas na Argentina e Uruguai, e também mini-cruzeiros de 3 e 4 noites. Curiosamente, será também o navio que encerrará a temporada regional, em Abril. Inaugurado em 1990, o Empress é um navio de médio porte, com capacidade para cerca de 1,800 passageiros. Além deste, a Pullmantur trará a Santos também o Sovereign, que chega em Dezembro e faz roteiros de uma semana ao nordeste, e o Zenith, que realizará exclusivamente mini-cruzeiros de 3 e 4 noites durante sua temporada brasileira.

Voltando ao Empress, quando este encerrar a temporada no dia 27 de Abril, o Terminal de Passageiros de Santos, o Concais, terá recebido 19 navios, e contabilizando cerca de 195 escalas. A previsão do município da cidade é que 800 mil pessoas passem pelo terminal, entre passageiros em embarque, desembarque e trânsito (os que apenas visitam o porto, após embarcar noutro porto). Tanto o número de navios, quanto o de escalas e passageiros movimentados é menor que o da última temporada, quando o Concais recebeu 20 navios, que realizaram 211 escalas e movimentaram 846 mil passageiros. O principal motivo para a diminuição, segundo as companhias, é o ambiente de negócio desfavorável no Brasil, com taxas portuárias e operacionais abusivas e falta de infraestrutura.

Além da Pullmantur, atuará no Brasil a MSC Cruzeiros, que terá novamente três navios no país, dois deles com base em Santos, o MSC Preziosa (com roteiros para o nordeste e mini-cruzeiros) e o MSC Poesia (exclusivamente para roteiros ao prata). O terceiro MSC Lirica, também realizará embarques na cidade, mas apenas entre Novembro e Dezembro. Gémeo do MSC Opera, o Lirica não escalava Santos desde a temporada 2009/2010, quando estreou no Brasil.

A Costa Cruzeiros retorna com oferta reduzida, após chegar a trazer quatro navios para embarcar em Santos, em 2014/2015 terá apenas o Costa Favolosa, para roteiros com destino ao Prata e ao Nordeste. Já a Royal Caribbean traz pela última vez o tradicional Splendour of the Seas, que estreou no Brasil na temporada 2000/2001, e em 2014/2015 se despede do país, realizando sua última temporada nacional. Embarcando sempre em Santos, o navio da classe Vision realiza roteiros de uma semana à Argentina e Uruguai, e diversos mini-cruzeiros de 3, 4 e 5 noites. Em 2015/2016 será substituído no Brasil pelo Rhapsody of the Seas e operará nos Emirados Árabes.

Leia também  Grécia vai limitar navios de cruzeiro em Santorini e Mykonos

Entre os navios que escalarão o porto em longo curso, destaque para o Ruby Princess, da norte-americana Princess Cruises, que virá pela primeira vez e realizará apenas uma escala em Fevereiro. Em viagem iniciada em Miami, realizará desembarque de passageiros e seguirá para o Rio de Janeiro, onde começa novo cruzeiro, desta vez para o Chile. A última vez que um navio da Princess Cruises esteve em Santos foi em Março de 2010, quando o Star Princess estreou no porto santista. Antes, apenas os célebres Island e Pacific Princess haviam estado na cidade. Outro destaque é o Pacific Venus, da NYK Line. De origem japonesa, o navio realiza viagem de volta ao mundo, e chega a Santos com passageiros nipónicos dispostos a conhecer as atrações da cidade, durante os dois dias de escala. O retorno da Holland America Line, com o Prinsendam, também merece destaque, assim como a primeira escala em 10 anos do Silver Shadow, da Silversea.

A seguir, a lista completas de navios que virão a Santos em 2014/2015, com o número de escalas que realizarão no terminal da cidade entre parêntesis. O navio com mais escalas será o Empress, seguido do Zenith e do Splendour of the Seas. Confira: Costa Favolosa (18); Costa Pacifica (1); Splendour of the Seas (26); Empress (42); Sovereign (16); Zenith (36); MSC Lirica (6); MSC Preziosa (24); MSC Poesia (17); Regatta (1); Marina (1); Crystal Symphony (1); Silver Shadow (1); Silver Spirit (1); Pacific Venus (1 – com pernoite); Ruby Princess (1); Seven Seas Mariner (1); Prinsendam (1 – com pernoite); Corinthian (1).

Por Daniel Capella
(autor de um dos maiores blogues brasileiros sobre cruzeiros: Portal WorldCruises.com. Foto: Daniel Capella)

About the author

Nuno Ribeiro

Olá, o meu nome é Nuno Ribeiro e sou fundador do Blog dos Cruzeiros, um blog sobre o mundo dos grandes cruzeiros, onde pode encontrar notícias, opiniões, sugestões, guias, companhias, navios e muito mais. Sempre que subo a bordo de um navio descrevo toda a experiência aqui para que possa ajudar quem pretende fazer um cruzeiro. Boas leituras!

Share this