O responsável pelo projecto, que já se encontra em construção na China, é o bilionário Clive Plamer, que promete fazer chegar um navio praticamente idêntico ao seu antecessor, que fez um enorme sucesso nas salas de cinema e até hoje é recordado como um dos maiores incidentes de sempre. A grande mudança, deste novo projecto em detrimento do seu antecessor, são os itens de segurança que este terá, à semelhança dos transatlânticos modernos.
Praticamente todo o navio será semelhante ao original, havendo também as tão faladas primeira, segunda e terceira classes, algo que durante o incidente acabou por trazer enorme discórdia entre os passageiros presentes. Tudo será mantido, inclusive o glamour que era característico dos camarotes, no refeitório da tripulação e até na famosa escadaria, que proporcionou um dos momentos mais marcantes no cinema. Até a própria sala de fumadores e o ginásio serão reproduzidos o mais semelhantes possível.
Uma das maiores diferenças neste navio está na segurança, iniciando-se logo com o facto de ser um pouco mais largo para melhorar a sua estabilidade, passando depois para a sala de comando moderna, deixando as peças da época apenas para visita dos passageiros em forma de réplica. Além disso haverão também 18 botes de salvamento modernos, com capacidade para levar os 2435 passageiros e 900 tripulantes, algo que no navio original não aconteceu.
O navio será administrado, após a sua construção, pela companhia Blue Star Line, não havendo no entanto informação de quanto Clive Palmer gastará na construção e decoração do navio, estando à responsabilidade da empresa finlandesa Deltamarin e da empresa chinesa CSC Jinling Shipyard, respectivamente.