Notícias Royal Caribbean

Terminal de Cruzeiros do Porto de Lisboa vai ser gerido por consórcio que inclui a Royal Caribbean

A Administração do Porto de Lisboa (APL) divulgou em comunicado que decidiu adjudicar a concessão do terminal de cruzeiros de Lisboa ao consórcio constituído pela Global Liman Isletmeleri (40%), pelo Grupo Sousa Investimentos (30%), pela Royal Caribbean Cruises (20%) e pelo Creuers del Port de Barcelona (10%).

O «futuro concessionário propõe-se pagar à APL 300 mil euros por ano de taxas e 0,22 euros por passageiro de taxa variável», segundo o comunicado de imprensa. O contrato agora assinado tem a duração de 35 anos. A APL receberá ainda pelos serviços prestados de pilotagem (entre outros), que no ano de 2013 ascendeu a mais de 2,5 milhões de euros.

A proposta inclui a construção da nova gare de passageiros, uma obra avaliada em 22,7 milhões de euros, da autoria do arquitecto português João Carrilho da Graça.

Das três candidaturas apresentadas só uma chegou a concurso que procura agregar as competências que advêm da gestão de vários terminais de passageiros no mundo inteiro e de incluir um dos maiores armadores do mundo e um armador português», como explicou a APL.

Add Comment

Click here to post a comment

Leave a Reply