fbpx
Notícias

Temporada de Inverno: Todos os Cruzeiros no Funchal

O porto do Funchal por excelência é um dos portos em todo o território Nacional que mais escalas de navios de cruzeiro recebe ao longo do ano. O clima, a beleza natural da ilha da Madeira, a hospitalidade dos nativos, e certos locais ou zonas de interesse turístico despertam a atenção dos operadores de navios que cruzeiro que optam em certas alturas do ano por vir a Madeira ou até mesmo realizarem cruzeiros regulares, sendo que a temporada de Inverno, graças ao clima ameno, é a temporada em que o Funchal recebe mais navios, e este ano o número é superior as três centenas.

No Funchal, a temporada de Inverno deu-se inicio no passado dia 16 de Setembro, data essa em que aconteceu a primeira escala do primeiro navio regular ao longo do Inverno no Funchal, o AIDAstella. Mas escrever sobre a temporada de Inverno no Funchal e não falar sobre AIDAcruises ou nomes como AIDAblu ou AIDAstella não será justo.

A AIDAcruises é “rainha” em termos de escalas no porto do Funchal ao longo dos últimos anos, e é a operadora que mais passageiros trás ao Funchal ao longo de todo o ano, sendo na sua maioria enquanto realiza os cruzeiros regulares pelas Canárias. Na verdade, para esta temporada de Inverno, semanalmente o Funchal será porto de escala de dois navios da AIDAcruises, o AIDAstella que fará escalas de 24h na ilha e o AIDAblu que dará inicia a sua temporada de Inverno no início do próximo mês. No total o Funchal com estes dois navios com capacidade para 2550 passageiros só pela AIDAcruises o Funchal tem capacidade para receber mais de 6000 passageiros. Os dois navios da AIDAcruises serão regulares na Madeira até ao final do mês de Abril de 2015.

Outro dos navio que serão regulares semanalmente no Funchal é o Thomson Majesty, com capacidade para mais de 1900 passageiros. Dedicada ao mercado britanico, e tal como a AIDAcruises o Thomson Majesty fará escalas regulares de 7 dias no porto do Funchal, sendo que no itinerário do Thomson Majesty este contempla uma escala em Marrocos. A primeira escala deste navio da Thomson para o Funchal está prevista para o dia 12 de Novembro, e que também fará escalas na Madeira semanalmente até Abril.

Quanto as escalas quinzenais, o Funchal terá navios regulares como o Mein Schiff 3 que é um navio protótipo da TUI Cruises que quinzenalmente tem capacidade para trazer à Madeira 2750 passageiros, bem como a partir de Dezembro, o Funchal receberá quinzenalmente a escala do MSC Armonia já remodelado e que terá capacidade para trazer à Madeira aproximadamente 2600 passageiros. Quer o MSC Armonia, e o Mein Schiff 3 farão escalas regulares na Madeira até Março do próximo ano.

Não tão regular, mas com uma média de duas escalas por mês, o Funchal receberá o MSC Fantasia com capacidade para 4000 passageiros. Também a Norwegian Cruise Line fará escalas regulares na ilha com cruzeiros de 11 dias pelo Mediterrâneo e Atlântico, sendo que na temporada de 2015/2016 a companhia terá como navio regular para estes cruzeiros o Norwegian Epic. A estas escalas regulares juntam-se os navios que fazem escalas na Madeira em cruzeiros pelas Canárias, Mediterrâneo, Transatlânticos entre outros.

Setembro

Quanto a números em Setembro e desde o dia 16, dia em que se deu início a nova temporada de Inverno 2014/2015 no Funchal, o porto recebeu 7 escalas, sendo três delas do CS AIDAstella. Outra das escalas marcantes naquele mês foi a do paquete Discovery operado pela Cruise & Maritime Voyages que realizou pela primeira e última vez escala ao serviço daquela operadora.

No dia 26 de Setembro, deu-se também início as mini séries de cruzeiros dos navios Celebrity Eclipse com quatro cruzeiros pelos Açores, Madeira e Canárias, bem como do MSC Sinfonia com cruzeiros regulares pelo Mediterrâneo e Atlântico. Em Outubro o número de escalas previstas é de 35, sendo que três delas são estreias.

A primeira estreia para este mês está marcada para o dia 21 de Outubro com a escala do Celebrity Reflection com capacidade para 2850 passageiros, este navio que é especial por ser o mais recente da sua classe, a classe Solstice. A segunda é outra estreia muito especial, fará escala no Funchal o paquete Regal Princess, operado pela Princess Cruises inserida no grupo Canival Corporation e que é a segunda maior operadora inserida no grupo. O navio estará na sua viagem de “inauguração” depois de ter feito uma temporada pelo Mediterrâneo. Esta escala no Funchal acontece quase um ano depois de o navio Royal Princess, gémeo do Regal Princess, ter feito escala no Funchal antes de ter cruzado o Atlântico rumo à América Central. A terceira e última estreia do mês acontecerá no dia 31 de Outubro, com a chegada do paquete Berlin, operado pela operadora alemã FTI Cruises.

Outubro

No mês de Outubro, destaque para as cinco escalas dos navios da Fred. Olsen Cruise Lines que líder de escalas este mês no Funchal, bem como as quatro escalas do navio AIDAstella, bem como das quatro escalas dos navios da MSC Cruzeiros, três do MSC Sinfonia e uma do MSC Opera durante o seu cruzeiro posicional da Europa para a África do Sul.

Leia também  Já são conhecidos os Cruise Critic Editors' Picks Awards 2023 (veja a lista completa de premiados)

Novembro

Novembro contará com 48 escalas de navios, bem como mais quatro estreias: MSC Preziosa, Mein Schiff 3, Serenissima, e Europa 2. De entre outras operadoras que farão escala no Funchal destaque para a Croisieres de France, P&O Cruises, AIDAcruises, Club Medeterranne, Crystal Cruises, Royal Caribbean International, Paul Gauguin, Silversea, Seabourn, ou Fred. Olsen Cruise Lines, sendo este mês um mês por norma extremamente movimentado no porto do Funchal.

Dezembro

Este mês fica marcado pelas 52 escalas no porto, bem como pela concentração de dez navios de cruzeiro que estarão concentrados no final de ano no Funchal para celebrar aquele que é um dos maiores espetáculos pirotécnicos do Mundo. Quanto aos dez navios eles são o Aurora, AIDAblu, AIDAstella, Mein Schiff 3, Thomson Majesty, Artania, Funchal, Saga Shapphire, Marco Polo e Boudicca.

Ainda no mês de Dezembro destaque para a estreia da operadora Cuba Cruise bem como o navio Cristal que estará a fazer um cruzeiro posicional da Europa para Cuba onde ficará baseado na temporada de Inverno. Este mês de Dezembro torna-se especial também pela escala do navio Aurora em que o Funchal será dos primeiros portos de escala em que o navio como pioneiro irá apresentar as novas cores da companhia, bem como pela escala do MS Artania que terá saído de doca seca recentemente e que terá mais de 100 novos camarotes com varanda privada.

Janeiro

Começa o novo ano e nesse primeiro mês o Funchal receberá 30 navios, em média quase um navio por dia, em que o navio também receberá a estreia do navio Azores, de bandeira portuguesa e registado no MAR (Registo Internacional de navios da Madeira) que estará sob o frete da Cruise & Maritime Voyages. A maior parte das escalas no porto acontecerão por parte dos navios regulares, AIDAstella, AIDAblu, e Norwegian Spirit, Thomson Majesty, MSC Armonia e Mein Schiff 3.

Novo ano é também para algumas companhias altura do cruzeiro a volta do Mundo, em que o Funchal receberá também navios que estarão em cruzeiros à volta do mundo como o caso do paquete Aurora.

Fevereiro

Serão 26 navios de cruzeiro, e é quebrada a corrente de o Funchal receber pelo menos a estreia de um navio que vinha a acontecer desde Outubro.

Março

Contará com 36 navios, sendo que neste mês e no mês de Abril notar-se-á um maior fluxo de cruzeiros, visto que muitos dos navios escalam no Funchal no decorrer de cruzeiros posicionais muitos deles transatlânticos, e o Funchal graças à sua posição geográfica privilegiada é um local onde é apetecível os navios visitarem. Neste mês o Funchal receberá também a estreia do navio Island Princess que depois de ter deixado a Europa em 2003 para o continente americano, 12 anos depois regressa a Europa, sendo que o Funchal é o primeiro porto em território Europeu que o navio visita neste seu regresso pela primeira vez a Europa.

Tal como os meses anteriores, haverá dias em que o porto do Funchal será pequeno para tantos navios de cruzeiro, tal como em Março nos dias 30 e 31 em que o Funchal receberá no conjunto oito navios. Em Março, é o mês em que os navios Norwegian Spirit e Mein Schiff 3 fazem as suas últimas escalas da temporada de Inverno no Funchal.

Abril

Neste mês referir os encontros dos navios da Costa Cruzeiros, o Costa Luminosa e o Costa Favolosa, bem como o encontro entre os dois navios da SeaDream, SeaDream I e SeaDream II. Novamente aqui o Funchal receberá imensos navios que estarão em cruzeiros posicionais onde ficarão depois baseados para a temporada de Verão. Neste mês, MSC Armonia, AIDAstella, AIDAblu e Thomson Majesty dão por terminada a temporada de Inverno pelas Canárias e escalas no Funchal.

Ainda no dia 27 de Abril referir a estreia do navio Explorer of the Seas no Funchal num dia em que terá a companhia do Norwegian Epic.

Assim ao longo da temporada de Inverno no Funchal, o porto receberá desde os pequenos navios de expedição como o National Geographic Explorer aos gigantes como o Norwegian Epic com capacidade para perto de 5000 passageiros. Uma temporada recheada de navios, estreias e passageiros naquela que é uma excelente temporada para o comércio local graças aos milhares de turistas que visitarão a Madeira.

Por Jorge Ferreira

Entusiasta de navios e autor do blog Cruzeiros Jorge.

Share this

Novo Cruzeiro de Grupo: Ilhas Gregas a bordo do Celebrity Infinity!