Nos transportes terrestres existem vários tipos de condicionantes que podem estabelecer o sucesso, ou não, de uma viagem. O mesmo acontece nos transportes aéreos, onde o tempo e a situação atmosférica pode condicionar todas as viagens e impedir mesmo que os aviões façam as suas viagens normalmente. Apesar de ser muito menos vezes, as tempestades tropicais e o mau tempo no mar pode também impedir os cruzeiros de procederem nos seus itinerários normalmente.
Desta vez foi a tempestade tropical baptizada de Ernesto, que está a ganhar força à medida que se aproxima cada vez mais da costa do Belize, obrigando assim a alguns cruzeiros terem que alterar os seus itinerários para evitarem situações perigosas para os seus passageiros. Um desses navios afectados foi o Carnival Freedom, que partiu no passado Domingo de Fort Lauderdade, chegando ontem a Ocho Rios na Jamaica, e hoje nas Grande Caimão, ao contrário do que seria de esperar pelo itinerário apresentado, tentando assim contornar a situação vivida junto à tempestade tropical. O Carnival Legend teve também que mudar as suas escalas, alterando assim a sua rota original, criando um novo itinerário longe e afastado o suficiente do centro da tempestade para evitar danos. Outro navio da Carnival, nomeadamente o Carnival Triumph também sofreu alterações nas suas escalas, trocando as Caraíbas Ocidentais pelas Orientais de forma a evitar a proximidade com a tempestade.
Outros navios estão a passar pela mesma situação, apesar de não se encontrarem em perigo, os seus comandantes acabaram por mudar as suas rotas e escalas a fazer junto às Caraíbas Ocidentais, respeitando assim a distância de segurança da tempestade e evitando qualquer tipo de problema que pudesse existir.
Estas mudanças são meramente preventivas e têm como principal objectivo a segurança dos passageiros, apesar de algumas vezes levarem a mudanças repentinas e que os turistas não estão à espera, a sua segurança está em primeiro lugar para a companhia e para a tripulação.