A Star Clippers, especializada em cruzeiros a bordo de grandes veleiros, anunciou recentemente que avançou para a construção de um quarto navio para a sua frota.
O último navio construído pela companhia, o Royal Clipper, foi inaugurado em Julho de 2000, mostrando por isso que há muito tempo que a companhia não apresentava novidades, o que significa que quando o novo navio for colocado em funcionamento, na segunda metade de 2017, já passaram 17 anos desde a última apresentação de navios por parte da companhia.
Esta novidade vai também ser a responsável pelo aumento da capacidade de transporte em 53%, graças aos 150 camarotes que o navio terá, permitindo receber 300 passageiros. O novo navio, que ainda não tem nome, será o maior e mais ambicioso até à data por parte da Star Clippers, com mais de 8,5 toneladas de arqueação bruta e mais de 6 mil metros quadrados de velas, através do seu barco de 5 mastros. Assim será muitas vezes referenciado como uma réplica do France II, encomendado em 1911 e que foi o maior navio de velas quadradas alguma vez construído.
Apesar de ainda não existirem muitos pormenores revelados sobre o navio, a companhia avançou com a informação que terá três piscinas, uma das quais permite que a luz passe através do átrio interior até ao elegante restaurante, dando-lhe ainda mais destaque, assim como a adição de uma plataforma de desportos aquáticos na zona da popa do navio. Quanto aos camarotes, existirá vários tipos disponíveis, incluído 34 suítes com varandas e ainda 4 suítes de luxo.
O novo navio irá ser lançado no segundo semestre de 2017 e está previsto navegar para o Mediterrâneo e Caraíbas.