Sobre o Blog dos Cruzeiros

Olá, o meu nome é Nuno Ribeiro e sou fundador do Blog dos Cruzeiros, um blog sobre o mundo dos grandes cruzeiros, onde pode encontrar notícias, artigos e dicas, sugestões de itinerários, guias super completos e muito mais. Sempre que subo a bordo de um navio descrevo toda a experiência aqui para que possa ajudar quem pretende fazer um cruzeiro.

Sou um verdadeiro entusiasta de navios e apaixonado por cruzeiros, não mais parei de cruzar mares e oceanos desde que embarquei pela primeira vez, em 2008. Conto tudo aqui como me iniciei no primeiro cruzeiro.

Na inauguração do MSC Seaside, em Trieste, Itália.

 

Acompanho o mercado mundial de cruzeiros principalmente no que diz respeito a itinerários das companhias, análises a navios, promoções e divulgação de campanhas de operadores e agências de viagens, preços e vagas de última hora e publico dicas e conselhos úteis aos passageiros.

Tenho uma estreita colaboração com agências e operadores de cruzeiros que me permite a divulgação e esclarecimento de dúvidas por parte dos nossos leitores, seja no Blog ou na nossa página do Facebook.

Todas as perguntas dos leitores são respondidas no próprio artigo do blog (caso seja através dos comentários), na página do Facebook ou por mensagem privada.

Chantiers de l’Atlantique, em Saint Nazaire, França, para visitar o Harmony of the Seas, em fase final de construção.

 

Semanalmente envio uma newsletter com os temas mais importantes da semana no que diz respeito ao mercado de cruzeiros.

O Blog dos Cruzeiros é uma comunidade virtual pelo que não comercializa qualquer cruzeiro, voos, transferes ou excursões, e não tenho qualquer ligação contratual com companhias, agentes ou operadores de cruzeiros.

Um pouco mais sobre a minha história nos cruzeiros

Comecei nos cruzeiros como quase todos que me acompanham no grupo do Facebook e aqui no Blog dos Cruzeiros, com um primeiro cruzeiro, meio inesperado.

👉 Foi em 2008…

Estando à procura de férias, alguém na agência de viagens me propôs um cruzeiro… Nessa altura os cruzeiros ainda eram muito desconhecidos para o comum dos mortais. Fiquei com muitas dúvidas e só me lembrava da célebre serie Barco do Amor.

👉 Quem nunca passou por isso aqui?

O meu primeiro cruzeiro foi, tal como para muitos de vós, deslumbrante, inesquecível. Fiquei maravilhado com o navio, com os tripulantes, com os espetáculos, com a gastronomia, com o serviço… Com o facto de podermos visitar vários destinos incríveis a cada dia. Com a possibilidade de ver os mais belos pôr do sol no mar. Até o nascer do sol é lindo no mar.

👉 Fiquei fã, como é óbvio.

Diria mesmo viciado. Pesquisava tudo, queria conhecer as companhias, os navios, as diferenças entre elas e eles. Foi um mundo novo. Foi aí que percebi que há uma companhia ou um navio para cada um de nós. Um que se adapte aquilo que nós somos e queremos para umas férias.

👉 Não foi fácil perceber isto.

É preciso sentir, experimentar. Há muita coisa que me falta viver nos cruzeiros, mas sei como é, como ir, onde ir. O que esperar de cada companhia.

👉 É esse conhecimento que tento partilhar com todos vós.

Quero que arrisquem, que experimentem os cruzeiros, porque se não fosse aquele empurrão inicial, eu nunca teria subido a um navio de cruzeiros. É também com essa partilha, minha e vossa, que vamos crescendo.

As vossas experiências, que partilham comigo e com o grupo, são fundamentais e uma inspiração para mim e para todos. Temos aprendido muito com elas e agradeço esse vosso sentido de comunidade.

👉 Estamos cá para a ajudar.

Por isso, e agora dirijo-me aqueles que estão cá no grupo e nunca fizerem um cruzeiro. Todos nós já estivemos nessa situação e tivemos essas dúvidas. Sintam-se à vontade para perguntar. Para procurar uma resposta. Não se esqueçam também do papel do vosso agente viagens. Muitos estão aqui e ajudam também. A sua agência de viagens também está lá para vos receber e ajudar.

👉 Não liguem demasiado às críticas

Parece que só eu é que não me queixo dos meus cruzeiros. Todos os que fiz foram fantásticos e inesquecíveis! Todas as recordações que trago são as melhores possíveis, todas!

Foram perfeitos? Não…

Não há perfeição em nenhum lado. Nos cruzeiros, por incrível que pareça, também não. A comida estava fria? Sim, já me aconteceu. O check-in foi lento? Sim, já me aconteceu também! A excursão foi uma desilusão? Também já passei por isso! A tripulação foi antipática? Já senti isso!

👉 Se estragou o meu cruzeiro? Nããã…

Claro que não, porque continuou fantástico! Vou buscar todos os pontos positivos, e são tantos! A sorte que tenho por estar ali! Por estar naquele destino! Por provar esta gastronomia e por assistir a espetáculos diferenciados!

👉 O importante é ir

Façam um cruzeiro pelo menos uma vez na vida. Não se vão arrepender. Garanto! Vou fazer tudo o que posso para ajudar bem como todos os membros mais experientes desta comunidade!

Nós estaremos aqui! 🙂

 

Em Alesund, num cruzeiro aos Fiordes da Noruega.

Algumas das minhas Experiências podem ser lidas nestes artigos: