Foram necessários mais de 3 anos de planeamento e muito gelo derretido para chegarmos a este itinerário, que o Crystal Serenity iniciou finalmente, que irá levá-lo através da região do Ártico, e pela perigosa Northwest Passage (Passagem do Noroeste).
Até há poucos anos esta passagem esteve coberta e rodeada de gelo, sendo possível a sua travessia com potentes quebra-gelos e apenas nos meses de verão.
A viagem terminará no próximo dia 12 de Setembro em Nova Iorque, tendo começado ainda na semana passada no Alasca, mas em toda a viagem o ponto alto é realmente a região norte do Canadá, inacessível até há poucos anos.
É a primeira vez que um cruzeiro de luxo fará a Passagem do Noroeste, sendo que cada passageiro desembolsou entre 22 mil dólares, a tarifa mais barata, e 120 mil dólares para o itinerário de 32 noites. A procura foi tanta que os bilhetes esgotaram em 48 horas.
[xtopic title=”Tome Nota” layout=”1″ alignment=”right” ids=”13868″]O Crystal Serenity tem cerca de 69 mil toneladas de arqueação bruta, 13 decks, 250 metros de comprimento e 32,2 de largura, e capacidade para receber 1070 passageiros e 650 tripulantes.
Naturalmente que esta é uma viagem que acarreta algum perigo, e até contestação de muitos ambientalistas, uma vez que ao longo das últimas décadas alguns exploradores perderam as suas vidas a tentar navegar por esta rota, com as suas embarcações a ficarem presas.
Contudo a Crystal Cruises tomou todas as precauções de segurança necessárias para o itinerário ser perfeito. O navio contará ainda com o acompanhamento do RRS Ernest Shackleton, um navio de apoio projectado para a navegação no gelo e com profissionais com anos de experiência em condições polares. Ainda assim os passageiros não têm quaisquer receios e esperam por uma viagem inesquecível.
Muitos ambientalistas estão contra esta viagem já que temem que outros navios de cruzeiro sigam os passos do Crystal Serenity, o que poderá levar a um elevado impacto na já frágil região do Ártico.
Este eco-sistema está, em sua larga escala, inexplorado e a presença humana é quase inexistente sendo rico em ursos polares, elefantes marinhos e baleias.
No entanto, esta não é a primeira vez que um navio de cruzeiros transita pela Passagem do Noroeste.
Em 1984 o Lindblad Explorer, um pequeno navio de expedição, já tinha realizado esta viagem, sendo seguido, em 2012, pelo The Word, com 481 passageiros. Outro navio de luxo, com 132 passageiros a bordo, o Silver Explorer, completou a passagem em 2014. O Crystal Serenity será o primeiro da sua dimensão, o que acarreta mais perigos. Apenas 10% desta passagem está documentada em mapas.
A Crystal Cruises já anunciou que irá repetir a rota novamente no próximo ano e programa já está disponível no site da companhia.
Saiba mais sobre este itinerário no seguinte video: