A Holland America anunciou recentemente que o seu próximo navio da classe Pinnacle, que está previsto ser entregue no outono de 2018, terá o nome de Nieuw Statendam. Este será o sexto navio da companhia a ter no seu nome “Statendam”.
[xtopic title=”Tome Nota” layout=”1″ alignment=”right” ids=”14682″]O navio será construído no estaleiro Fincantieri Marghera, em Itália, e está previsto que a construção inicie já este verão. Será irmão navio do Koningsdam, com capacidade para receber 2650 passageiros e características muito semelhantes ao seu irmão, com espaços que foram introduzidos pela primeira vez no Koningsdam, assim como outros novos conceitos que ainda não foram revelados.
O navio Nieuw Statendam terá como designer principal Adam D. Tihany, tal como aconteceu com o navio Koningsdam, já as suas áreas públicas serão da responsabilidade de Bjorn Storbraaten, igualmente responsável pelo sucesso obtido nos navios Koningsdam, Eurodam e Nieuw Amsterdam.
A Holland America tem já uma longa relação com o nome Statendam, quando o primeiro foi lançado ainda em 1898, o segundo na década de 1910 mas vendido antes de entrar ao servido, o seguinte sofreu um acidente e foi desmantelado mas teve ao serviço até 1940. Já o quarto navio com o nome foi lançado em 1957, o quinto foi lançado em 1993 e serviu a companhia até ao ano passado, quando foi transferido para a companhia P&O Cruises, onde agora se chama Pacific Eden.