fbpx
Notícias

Ilha Grega de Santorini vai limitar o número de passageiros de cruzeiros

Santorini

O porto grego da pitoresca ilha de Santorini que está a limitar o número de passageiros de cruzeiros, com o principal objectivo de reduzir em muito a pressão que o local, as infra-estruturas e o meio ambiente sofrem todos os dias.

Este é oficialmente o porto mais movimentado do país, recebendo em média 10 mil passageiros por dia, tornando-se por isso num enorme volume de movimentações e com consequências directas para o meio ambiente. Assim, as autoridades locais querem reduzir o número para 8 mil passageiros por dia.

Durante todo o ano passado, o porto de Santorini recebeu mais de 750 mil passageiros, através das 636 escalas de cruzeiros, com principal destaque para a temporada alta, de Maio a Outubro. Geralmente a média de passageiros por dia é de 4 mil, com 3 navios a visitar o porto, mas nos dias mais ocupados esse número atinge os 10 mil passageiros.

Segundo os dados apresentados, os passageiros de cruzeiros têm comportamentos distintos, sendo que neste porto em particular, 10% ficam a bordo, 40% aproveitam as excursões organizadas antecipadamente e os outros 50% conhecem a cidade livremente.

Além disso, as autoridades querem também distribuir melhor as escalas de cruzeiros ao longo dos dias da semana, evitando picos irregulares durante alguns dias e a inexistência de escalas durante outros por completo.

Leia também  Mediterrâneo continuará o segundo maior mercado do mundo em 2024
Share this

Novo Cruzeiro de Grupo: Ilhas Gregas a bordo do Celebrity Infinity!