O alerta de tsunami feito após o terrível terramoto no Chile fez muitas companhias de cruzeiro alterar ligeiramente a sua programação na zona. Muitos donos de barcos mais pequenos ancorados em marinas navegaram para o mar onde estarão mais seguros. O mesmo farão os grandes navios de cruzeiro…
Um navio de cruzeiro ancorado no porto é um potencial perigo caso seja atingido por uma onda gigante provocada por um tsunami pois poderá esmagar o navio contra o cais. No entanto, em alto mar, mesmo barcos pequenos, estão muito mais seguros já que a onda de um tsunami antes de atingir terra terá “apenas” alguns metros.
Em 1942 o original Queen Mary foi atingido por uma onda brutal de 28 metros resultando numa inclinação do navio na ordem dos 52 graus antes de se endireitar totalmente. O mais recente Queen Mary 2 sofreu com uma onda semelhante em Setembro de 1995. Em 2005 o Norwegian Dawn da NCL foi atingido por uma onda de 21 metros quando navegava no Oceano Atlântico. Alguns decks ficaram inundados e poucos passageiros sofreram ferimentos ligeiros.
Sabemos as terríveis consequências de um tsunami, no entanto, se estiver a bordo de um navio de cruzeiro em alto mar, estará num sítio perfeitamente seguro para escapar a estas ondas gigantes. Felizmente este tipo de manifestações da natureza são raras.