Uma viagem pelas Ilhas Britânicas – arquipélago que reúne milhares de ilhas ao redor da Irlanda, Escócia e Inglaterra, é conhecer o passado para entender o presente desta região do continente europeu. Partindo e chegando por Southampton, cidade costeira distante cerca de 100 km de Londres, o cruzeiro do Royal Princess tem duração de 12 noites e é marcado por belas paisagens de cidades medievais costeiras.
O roteiro inclui Saint Peter Port (capital de Guensey, no Canal da Mancha); Cork, Dublin e Belfast (as maiores cidades da Irlanda) e Greenock (Glasgow, região central da Escócia). Já no extremo norte do país, a embarcação regressa pelas Ilhas Orkney; Invergordon, South Queenferry (Edimburgo), Le Havre (Paris / Normandia) e chegando, finalmente, a Southampton, em Londres, ponto final do cruzeiro.
O Royal Princess é um navio de propriedade da Princess Cruises. Inaugurado em junho de 2013, a embarcação foi batizada pela Duquesa de Cambridge, Kate Middleton, esposa do príncipe William. A Princess Cruises tem uma história de madrinhas ilustres para navios anteriores, incluindo Princesa Diana (que nomeou o primeiro Royal Princess em 1984), as estrelas do cinema, Audrey Hepburn, Sophia Loren e Olivia de Havilland, além de Margaret Thatcher.
Primeiro navio da nova geração da Princess, o Royal Princess possui a maior piscina da sua frota, oferecendo espetáculos de água e luzes todas as noites e um deck exclusivo para adultos, com cabanas privativas, onde podem desfrutar da tranquilidade e brisa do mar.
O navio também oferece a maior tela de cinema Movies Under the Stars; o SeaWalk – passeio fechado de vidro que se estende no topo do convés, a quase 40 metros acima do mar e o Bar SeaView, que oferece piso de vidro e vista panorâmica. No Royal Princess todas as cabines com vista para o mar têm varandas.