Para conseguir testar a capacidade da Internet, a Royal Caribbean tem estado a dar acesso gratuito à sua rede wi-fi nas últimas semanas, a bordo do seu navio Quantum of the Seas.
Este navio é um dos três da companhia que têm uma rede de satélites O3b de nível médio para que sejam feitas as comunicações, proporcionando assim velocidades de banda larga e de comunicações maiores. Assim a companhia incentivou e convidou os passageiros do navio a usarem a Internet da forma como estes pretendiam e necessitavam de forma a realizar todos os testes possíveis, de forma gratuita nos cruzeiros mais recentes.
Segundo a companhia, o facto de terem dado livre acesso aos passageiros durante três semanas serviu essencialmente como uma espécie de teste de pressão, para ver quanto é que o sistema consegue suportar, sendo que a Royal Caribbean acompanha constantemente o consumo de banda larga para saber exactamente como esta se está a comportar tendo em conta os consumos.
Contudo, apesar deste pequeno bónus que durou 3 semanas, é improvável que o acesso à Internet se vá tornar gratuito em navios equipados com o sistema O3b, contudo poderão surgir tarifas mais económicas e com usos específicos para os passageiros.