O concurso de design de navios de cruzeiros da Royal Caribbean International chegou ao fim, com apresentações surpreendentes. O estudante Clifford Goh, de 24 anos, foi o vencedor do grande prémio, com o “SEASTADIUM”, tendo ganho um cruzeiro no novo navio Spectrum of the Seas e 5.000 dólares em dinheiro.
A Royal Caribbean desafiou os estudantes do ensino superior neste primeiro concurso intitulado “Brainwaves: Reimagining the Future of Cruising“, a apresentarem ideias para um navio de cruzeiro que agradasse aos millenials.
Os cinco finalistas apresentaram as suas ideias a um painel de juízes, composto pelo diretor administrativo da Royal Caribbean para a Ásia-Pacífico, Angie Stephe, pelo International Manager da Associação Internacional de Companhias de Cruzeiro (CLIA) para Ásia, Jiali Wong e o embaixador Brainwaves, arquiteto local e apresentador de TV, Khairudin Saharom.
Clifford Goh, que atualmente está no quarto ano da Escola de Arquitetura da Universidade Nacional de Singapura (NUS), venceu por unanimidade na final realizada a semana passada, durante a qual explicou a sua visão para o futuro dos cruzeiros.
O “SEASTADIUM” foi inspirado na crescente tendência de saúde e bem-estar que existe entre os jovens de hoje; procurou assim reinventar o cruzeiro como um destino premium para experiências de desporto e entretenimento, tradicionais e modernas, incluindo eSports. Com um design elegante e futurista, o SEASTADIUM simboliza o gosto moderno dos jovens de hoje.
Após conhecer que tinha ganho, Clifford disse: “Sinto-me muito honrado e emocionado por ter vencido o Brainwaves. Esta competição foi uma ótima oportunidade para aplicar tudo o que aprendi na escola. Durante o meu Serviço Nacional, tive a oportunidade de servir a bordo de um navio da Marinha. Através desta experiência, descobri que há uma oportunidade para os viajantes terem mais interação com o oceano que os rodeia. Combinando isso com a ascensão dos millennials, conscientes da saúde, as minhas ideias permitem uma gama de atividades desportivas, tanto a bordo do navio de cruzeiro como no mar, proporcionando a melhor experiência possível para os viajantes.”
Angie Stephen comentou: “As inscrições que vimos provaram que o céu é o limite em termos de inovação na indústria de cruzeiros A perspectiva dos millenials era aparente – vimos a tecnologia como um tema-chave, com ideias fazendo uso da realidade aumentada e virtual. O que diferenciou a apresentação de Clifford foi o seu desejo de se conectar ao oceano e como podemos trazer a experiência do cruzeiro para mais perto dele, o que é um conceito altamente interessante e inovador ”.
Khairudin Saharom ficou impressionado com a qualidade do trabalho dos finalistas. Ele disse: “Eles levaram a inovação e o design a um patamar totalmente novo, particularmente Clifford, que aproveitou as suas experiências pessoais na Marinha e adaptou-as ao seu design“.
Jiali Wong observou: “Concursos como este são uma boa plataforma para a indústria de cruzeiros explorar as ideias da geração dos millenials e perceber o que procuram nos cruzeiros. As ideias podem servir como uma fonte de inspiração para a indústria, uma vez que ela trabalha para elevar a experiência para este grupo.”
Todas as inscrições foram avaliadas com base na Inovação e Criatividade (40%), Recursos (20%), Adequação de Marca (20%) e “Buildability” (20%).
Os cinco vencedores foram:
Vencedor do Grande Prémio – Goh Teck Kuang Clifford, “SEASTADIUM”
2º vencedor do prémio – Cheska Daclag Nodado, “Happiness, Thrill & Togetherness”
Vencedor do 3º prémio – Orion Dai Yuhui, “Trident of the Seas”
Vencedor do prémio de consolação – Lee You Xuan, “Taking it Back to the Seas”
Vencedor do prémio de consolação – Gareth Seah Wee Kiat, “Utopia of the Seas”