Um dos maiores investidores estrangeiros no Haiti é a Royal Caribbean cujos navios operam no país há cerca de trinta anos. Esta semana a companhia de navios de cruzeiro anunciou que continuará a operar, mas ao invés de passageiros vai descarregar alimentos, água e outro tipo de ajudas para as vítimas do terramoto.
O Independence of the Seas está hoje em Labadee, o espaço privado alugado pela RCI, entregando arroz, leite em pó, água e alimentos enlatados. As entregas de emergência seguintes estão programadas para 18 de Janeiro, com o Navigator of the Seas, 19 de Janeiro com o Liberty of the Seas e 22 de Janeiro com o Celebrity Solstice. A Royal Caribbean trabalha com a instituição local “Food for the Poor” que fará a distribuição dos alimentos de Labadee para a população mais necessitada.
A Royal Caribbean também vai fazer uma doação de 1 milhão de dólares em ajuda humanitária e de ajuda aos passageiros que querem doar dinheiro através da sua conta online. Cerca de 200 membros da tripulação do Haiti podem obter ajuda através de um fundo especial da RCI.