A Royal Caribbean tem o privilégio de ser a primeira companhia de cruzeiros a operar e usar o porto de Hong Kong, como porte de embarque e desembarque de passageiros. A cidade de Hong Kong e consequentemente o porto são um dos mais importantes portos da Ásia.
O primeiro navio a experimentar o novo porto novo de Hong Kong é o Mariner of the Seas, permitindo que os passageiros possam usufruir de características singulares e bastante especiais deste novo espaço de embarque e desembarque de navios de cruzeiro.
Sem dúvida que o novo porto da cidade vai trazer benefícios para a economia do país, dada a dimensão do mesmo, este será utilizado principalmente para receber os navios cruzeiro de grandes dimensões, caso contrário seguem como normal para o porto antigo, o que significa que sempre que o porto de Hong Kong será utilizado, haverá milhares de passageiros a passear, fazer compras e conhecer aquela zona, em escalas que podem muito bem durar mais tempo que o normal, podendo até existir estadias, antes ou depois do cruzeiro.
Segundo informações e estudos realizados, durante o ano passado, os passageiros que embarcaram em Hong Kong ou que desembarcaram no mesmo, gastarem em média o dobro do dinheiro que os passageiros gastaram durante uma escala na mesma cidade, o que reflecte bem que este é um porto a ter em consideração por parte das companhias.