A revista britânica World of Cruising, uma das mais reputadas publicações especializada em cruzeiros, elegeu as 10 melhores promenades exteriores dos navios actuais, desde o mais luxuoso até ao mais concorrido.
No tempo em que a norma não eram camarotes com varanda, o centro da vida a bordo era no convés promenade. Fazendo um circulo à volta de todo o navio, era o sítio para se apoiar no corrimão, e olhar para o mar com ar sonhador. A promenade era o sítio para se estender numa cadeira, possivelmente enrolado num tapete tartan como protecção ao frio do Atlântico. Casais competitivos podiam por à prova as suas habilidades no convés com jogos como o shuffleboard, jogando mais por orgulho do que por prémios.
Depois vieram as tais varandas. Cada passageiro teve o seu próprio pedacinho de perfeita privacidade, mesmo sendo um pouco maior que o tamanho de um selo, e o convés promenade começou a entrar em declínio. Alguns navios reduziram-no a uma única tira de convés, onde as vistas e as oportunidades de banhos de sol são limitadas pelos barcos salva-vidas suspensos por cima das cabeças. Outros acabaram por completo com isto. A Royal Caribbean chegou a “trazê-lo” para o interior.
Não há duvida de que o espaço em ascenção do Royal Promenade em navios da classe Voyager ou Freedom, é uma instalação impressionante, repleta de lojas, bares e restaurantes, e um local com todas as condições meteorológicas para festas e desfiles de rua. Mas também tem o ar de um centro comercial suburbano: passando por umas das saídas e pode estar a caminho do parque de estacionamento de vários andares.
No entanto, a maré está a começar a virar. As pessoas espertas que desenham os navios, deram-se conta que a maioria das pessoas que fazem cruzeiros é para estarem perto do mar e não privados dele. A P&O anunciou que o seu novo navio que vai chegar em 2020, irá ter a toda a volta um convés à moda antiga. Mas não precisa de esperar tanto. O MSC Seaside, da MSC Cruzeiros é outro que promete a maior área ao ar-livre a bordo de navio de cruzeiro.
Os convés promenade já estão de volta. Então, se é do tipo de passageiro que gosta de levar com um spray de água salgada, veja o as 10 maneiras de estar ao lado do mar em 2017/2018.
1 – Crystal Serenity: Deck 7
Aqui está um navio que é todo acerca de espaço. Apenas mil passageiros andam pelo navio que, nas mãos de outro operador, poderia levar o dobro. E o Serenity tem um Convés Promenade igual a nenhum outro (com a possível excepção do Crystal Symphony). Amplo, com espaços em teca mantida imaculada – sim teca verdadeira – livres de barcos salva-vidas, espreguiçadeiras…ou qualquer outra coisa. Se conseguir se separar da sua varanda privada, é o lugar perfeito para ouvir Louis Armstrong a cantar What a Wonderful World à medida que o navio navega para fora do porto. É também popular para os programas de fitness exclusivos da Crystal.
1 milha = 3,7 voltas
2 – Norwegian Escape: Deck 8
A Norwegian estava entre os pioneiros no retorno do convés promenade, embora aqui tenha um novo nome – The Waterfront. Com um bar de vinhos de caves, o restaurante italiano La Cucina, a churrasqueira Cagney’s, a churrascaria Moderno, o restaurante Bayamo e o bar 5 o’clock, todos com mesas ao ar livre, não há falta de opções para comer e beber. Mas, embora o convés circunda a popa, ele não estende todo o caminho para a frente, daí que os corredores tenham que fazer um atalho pelo navio – passando o Food Republic e o bar District House Brew.
1 milha = 4 voltas
3 – CARNIVAL VISTA: Deck 5
Outro navio que usa o convés promenade para o restaurante e bar local, Vista’s Bonsai Sushi e churrasqueira Fahrenheit 555, são particularmente populares, e o convés fora do Ocean Plaza é apenas um lugar para relaxar com o café da manhã. Contudo, não pode completar o circuito completo porque as cabanas de Havana na popa têm varandas privadas completas com espreguiçadeiras e a piscina Havana e os banhos de espuma na popa são reservados aos passageiros da suite durante o dia. Os joggers devem-se contentar com a pista de corrida do convés 12.
1 milha = 7,5 voltas (pista de atletismo).
4 – QUEEN MARY 2: Deck 7
Se a sua ideia de um convés promenade for cadeiras tipo chaise longue tapetes tartan, então o QM2 não o vai decepcionar. Os salva-vidas suspensos sobre as nossas cabeças dão uma sensação de nostalgia adicional adequada – cuidado apenas para não ficar pingado no caso de terem sido utilizados no início do dia.
1 milha = 3 voltas.
5 – MSC SEASIDE: Decks 7 e 8
O MSC Seaside promete liderar o caminho para uma nova geração de navios de cruzeiro, com a sua cerimónia de baptismo planeada para acontecer nos EUA em Dezembro deste ano. “O navio que segue o sol” terá um amplo convés de passeio, descendo um nível para uma área de piscina considerável na popa. Os bares e restaurantes adjacentes ainda não foram nomeados, mas certamente que serão dos mais populares do navio.
1 milha = 2,9 voltas.
6 – HARMONY OF THE SEAS: Deck 5
Não tendo tanto convés promenade como uma pista de corrida de tamanho olímpico, o Harmony ganha o seu lugar – pelo menos por enquanto – como o campeão indiscutível de comprimento. O convés superior é para se esticar ao sol, o Royal Promenade interior é para compras e comer. O convés 5, acessível para o ginásio do navios, é para os verdadeiros queimadores de calorias (ao contrário dos seus irmãos Oasis e Allure, o Hamony tem um espaço reservado para equipamentos de exercício).
1 milha = 2,4 voltas
7 – ROYAL PRINCESS, REGAL PRINCESS: Decks 16 e 17
No alto do convés superior está o exclusivo Sea Walk, um corredor curvo de vidro de 60 pés de comprimento e 128 pés acima das ondas – muito divertido, a menos que esteja a ocupar uma das suites imediatamente abaixo. O convés superior é também o local de filmes sob as estrelas, completo com pipocas e chocolate quente, e há inúmeras aulas de fitness complementares junto à piscina.
Pista de jogging: 1 milha = 7 voltas
8 – DISNEY FANTASY, DISNEY DREAM: Deck 12
Este não é um convés promenade, pelo menos não no sentido convencional. Mas os gémeos da Disney fazem parte da lista devido a algo ainda mais emocionante. O AquaDuck, é um tubo de 765 pés de comprimento que serpenteia o seu caminho à volta do navio e através de um dos seus dois funis. Com poderosos jatos de água para impulsionar os pilotos em balsas de duas pessoas, subindo e descendo e que finalmente chegam a um rio lento no final do mergulho, é bem diferente de qualquer outra coisa que encontre no mar.
9 – NIEUW AMSTERDAM: Decks 2, 3 e 4
A Holland América regressou ao futuro em grande. O Nieuw Amsterdam, de 87.000 toneladas, possui convés promenade superior e inferior, mas é tudo por um propósito sério. Como em toda a frota HAL, o espaço é usado em cada cruzeiro para um evento de angariação de fundos de caridade, On Deck For A Cause. Os passageiros são convidados a doar $20 quando completam uma caminhada de 5 km, e podem escolher as instituições de cancro em todo o mundo, incluindo o Câncer Research UK, para receber a doação. Dependendo do navio, pode demorar de 9 a 12 voltas para alcançar a distância.
1 milha = 3 voltas
10 – ORIANA: Deck 6
Conte com a P&O Cruises para fornecer um convés promenade adequado. Para complementar a elegância e uma popa de vários níveis do Oriana, o seu promenade envolve o teatro do navio, o bar de Anderson e a Lord’s Tavern. Os tradicionalistas ficarão encantados ao descobrir que está bem equipado com cadeiras e espreguiçadeiras, para além dos jogos obrigatórios e passatempos.
1 milha = 3,5 voltas
O artigo original poderá ser consultado aqui.