fbpx
Notícias

2012 em Revista: O que mudou no mundo dos Cruzeiros

O ano de 2012 foi marcado por vários acontecimentos, alguns negativos mas muitos outros positivos, para o mercado dos cruzeiros. Por isso, vamos deixar aqui alguns dos episódios mais marcantes que moldaram de certa forma o mercado actual dos cruzeiros.

Janeiro

Costa Concordia afunda-se ao largo da Ilha de GiglioApesar de ser um acontecimento negativo, o desastre do Costa Concordia tornou-se alvo de variadas notícias ao longo de vários meses, colocando assim não só a Costa Cruzeiros nas bocas do mundo, como todo o mercado. Foi também neste primeiro mês do ano que inauguramos o nosso fórum de cruzeiros.

Fevereiro

Mais uma vez a Costa Cruzeiros foi motivo de várias notícias, nomeadamente o Costa Allegra, com o seu incêndio a bordo que levou o navio a necessitar de reboque. Depois do acidente, o navio encerrou a sua actividade e chegou a ser desmantelado ainda durante o ano.

Março

O mês de Março foi bastante movimentado, desde a construção do Europa II, o Pacific a ser vendido para sucata e ainda o anúncio de que o Carnival Destiny iria passar a chamar-se Carnival Sunshine. A MSC Cruzeiros anuncia ainda a compra do MSC Preziosa e o Monarch of the Seas foi vendido à Pullmantur.

Abril

OasisOfTheSeas-650x250O mês de Abril ficou marcado pela situação ocorrida com o Star Princess, durante a sua viagem o navio ignorou o pedido de ajuda de 3 pescadores que se encontram à deriva, originando assim a morte de dois deles. Por usa vez, o Oasis of the Seas acabou por resgatar um grande número de passageiros que estavam à deriva nos mares das Caraíbas. O Norwegian Star teve um pequeno incidente com um Porta Aviões e ainda é anunciado a construção de um navio gémeo do Titanic, de nome Titanic 2.

Maio

A construção do novo navio, Norwegian Breakaway, da Norwegian é anunciada e a Costa Cruzeiros anunciou a sua nova posição no mercado Asiático com a presença do Costa Atlântica. O MSC Divina é baptizado por Sophia Loren.

Junho

A greve dos pilotos na Noruega levou a várias alterações nos itinerários dos cruzeiros, enquanto que a Silversea anunciou o Galapagos Explorer II. O Carnival Breeze fez a sua viagem inaugural. A Royal Caribbean deslocou o Voyager of the Seas para Hong Kong.

Julho

O mês de Julho ficou marcado pelo desaparecimento de uma família inteira que se encontrava a bordo do Carnival Freedom e pela procura de profissionais portugueses pelas companhias Disney Cruises e Royal Caribbean. Neste mês também vimos o anúncio de que o Queen Elizabeth 2 será um Hotel flutuante no Dubai (decisão que mais tarde é alterada), a celebração do 175º aniversário da P&O, e a apresentação das novas medidas de segurança para cruzeiros.

Leia também  Seatrade Cruise Global: Portugal com forte representação na maior feira internacional de cruzeiros

Agosto

Celebrity ReflectionNo mês de Agosto o mercado dos cruzeiros foi bastante movimentado, com o anúncio de várias promoções e programas especiais de diversas companhias, a tempestade tropical Isaac a obrigarem vários navios a ficarem no mar, o Royal Princess a ser lançado à água pela primeira vez, o Celebrity Reflection fez o seu primeiro passeio e ainda a informação sobre a estreia japonesa nos navios de luxo.

Setembro

O Pride of America, da Norwegian, entrou em doca seca para remodelações, o Celebrity Reflection fez a sua viagem inaugural com passageiros a bordo, saem notícias referente à gravação da caixa negra do Costa Concordia, a apresentação de um cartão de descontos especial para os turistas na Madeira e o anúncio referente à remodelação que os navios da Azamara iriam sofrer (recebendo todos casco azul).

Outubro

O mês de Outubro foi marcado por notícias variadas no mercado de cruzeiros internacional, nomeadamente a informação de que a Carnival, Norwegian e a Holland America iriam ter novos navios na sua frota, o condicionamento de diversos itinerários por culpa do furacão Sandy, a aposta na alta gastronomia por parte da Royal Caribbean, a informação de que a maioria dos sobreviventes do Costa Concordia já tinham sido indemnizados, a procura de profissionais por parte da Disney Cruises e a renovação do Silver Cloud.

Novembro

Pullmantur  Nova ImagemDurante o mês de Novembro, a MSC Cruzeiros informou o congelamento do plano de expansão devido à crise económica mundial, o grupo Pullmantur apresentou uma nova imagem, o porto de Civitavecchia anunciou melhorias até 2015 e a Norwegian recebeu um prémio referente à sua segurança. Este mês é também divulgado pela Costa Cruzeiros um site para acompanhar a recuperação do Costa Concordia.

Dezembro

No mês de Dezembro 5 pessoas foram resgatadas pelo Island Princess, o Queen Elizabeth 2 acaba na sucata, foi anunciada a união entre a Costa Cruzeiros e a Ibero Cruzeiros para o mercado espanhol, a Carnival foi premiada em 3 categorias diferentes assim como a Royal Caribbean, é divulgado o novo Cais de Cruzeiros para o Funchal, a Costa Cruzeiros anuncia novo navio, o Costa Diadema, bem como a Royal Caribbean que chegou a acordo para a construção de um terceiro navio da classe Oasis.

Share this

Novo Cruzeiro de Grupo: Ilhas Gregas a bordo do Celebrity Infinity!