A MSC Cruzeiros publicou o seu Relatório de Sustentabilidade relativo ao ano de 2023 com uma análise de desempenho ao longo de 12 meses na área ambiental, social e de “governance”. O relatório também inclui informações sobre a marca de viagens de luxo, Explora Journeys, que inaugurou o EXPLORA I no ano passado, o primeiro dos seis navios da sua frota.
Também estão incluídos quadros detalhados, que incluem dados sobre operações, emissões, água, resíduos, número de tripulantes e distribuição por género.
Pierfrancesco Vago, Executive Chairman da Cruise Division do MSC Group, afirmou, “Começámos a publicar um Relatório de Sustentabilidade anual em 2019, tornando este o nosso quinto relatório. Durante este período, o nosso empenho em atingir os nossos objetivos permanece tão forte como sempre. A nossa abordagem às questões ambientais , sociais e de “governance” tornou-se mais sofisticada, à medida que utilizámos mais formas de gerir as nossas atividades de uma forma mais dinâmica. Isto reflete a nossa paixão não só por corresponder às expetativas dos stakeholders e navegar num cenário regulatório complexo, mas também por fazer mudanças significativas e mensuráveis que tenham um impacto positivo a longo prazo nos nossos viajantes, na nossa tripulação e no nosso planeta.
“Continuamos totalmente comprometidos com o nosso objetivo de atingir as zero emissões de gases com efeito de estufa até 2050, em linha com a estratégia da Organização Marítima Internacional, mas a obtenção do objetivo das zero emissões com gases de efeito estufa não pode ser feita isoladamente. Continuamos a trabalhar exaustivamente com os nossos parceiros próximos, incluindo os estaleiros navais, fornecedores de tecnologia, fornecedores de combustível e muitos outros, e estou satisfeito com o progresso que estamos a fazer como indústria. Continuamos a defender a regulamentação de uma forma justa, que não discrime o nosso setor”.
Os destaques das atividades da MSC Cruzeiros em 2023 incluem:
- A intensidade de carbono da frota melhorou 6,5 por cento em comparação com 2022, marcando uma redução de 37,8 por cento desde 2008. O progresso coloca a Companhia no caminho certo para atingir o objetivo da IMO de uma redução de 40 por cento da intensidade de carbono antes de 2030.
- Inauguração do segundo navio movido a gás natural liquefeito (LNG), o MSC Euribia, com uma viagem de zero emissões de gases com efeito estufa (GEE) de França para a Dinamarca. A MSC Cruzeiros continua comprometida com o LNG como um caminho crítico para a descarbonização marítima. O LNG fóssil oferece reduções imediatas das emissões de GEE em comparação com os combustíveis marítimos convencionais e um caminho direto para alternativas renováveis como o bio-LNG e o LNG sintético renovável.
- Foram efetuadas com sucesso 44 ligações à rede elétrica terrestre para os navios da companhia em oito portos na Noruega, Alemanha, Reino Unido e Malta. A energia em terra desempenha um papel importante na estratégia da MSC Cruzeiros para reduzir as emissões, pois permite que os seus navios se liguem à rede elétrica enquanto o navio está atracado e desliguem os motores do navio para elminar as emissões diretas quando estão no porto. O objetivo para o final do ano de 2024 é de 220 ligações e a companhia está totalmente comprometida em utilizar a energia em terra em todos os portos onde estiver disponível.
- A gestão da água doce produziu 87,2% das necessidades de água a bordo da frota- mais de 6,4 milhões de metros cúbicos-através da dessalinização. A utilização mais eficiente da água resultou numa redução do consumo de água a bordo de 226 litros por passageiro por dia em 2022 para 187 litros em 2023, uma redução de 17,2 por cento.
- Colaborou com os especialistas em inteligência da natureza e ADN ambiental NatureMetrics para analisar amostras de água do mar de três navios, identificando mais de 4.000 espécies animais diferentes utilizando técnicas de identificação de ADN, com resultados disponibilizados à comunidade cientifica. O projeto tem alcance global com os dados que contribuem para o eBioAtlas, um programa global da NatureMetrics e da IUCN.
- O relatório mostra também que em 2023 a frota de 22 navios da MSC Cruzeiros transportou 4.081.393 passageiros, realizou 385 itinerários para 102 países em todo o mundo e ofereceu 2.150 excursões em terra.
- A nossa força de trabalho totalizou 49.874 pessoas, de 144 nacionalidades diferentes, com 18.866 novas contratações de tripulantes durante o ano. Um novo pacote de iniciativas de tripulação foi introduzido em 2023 com aumento de salários, melhor rotação de pessoal e mais formação.
O Relatório de Sustentabilidade 2023 está disponível aqui: https://www.msccruzeiros.pt/sobre-a-msc/sustentabilidade