Enquanto Liverpool se prepara para sediar o concurso de música mais icónico do mundo, o Queen Mary 2 da Cunard destacou-se, a 5 de maio, com um fogo de artifício que iluminou o céu para celebrar a abertura do Eurovision Village.
O navio da companhia de luxo ficou atracado no Rio Mersey como parte da sua viagem de Celebração da Coroação e esteve no centro das festividades da Eurovisão na cidade, a 4 de maio.
O espetáculo noturno de luzes iluminou o icónico navio e a chaminé do Queen Mary 2, enquanto as “Três Graças” – o Royal Liver Building, o Cunard Building e o Port of Liverpool Building – se iluminaram simultaneamente em azul e amarelo em solidariedade à Ucrânia.
Ainda durante o dia, a bandeira da Eurovisão foi hasteada no único transatlântico do mundo, na véspera da primeira meia-final, a disputar-se na terça-feira no M&S Bank Arena, em Liverpool. O Queen Mary 2 ofereceu um chá da tarde especial para os convidados VIP da cidade, incluindo a Presidente da Câmara de Liverpool, Joanne Anderson, e a Conselheira Delegada da Câmara Municipal de Liverpool, Theresa Grant.
Lee Powell, vice-presidente de desenvolvimento de marca e produto da Cunard, disse: “Estamos muito satisfeitos em iniciar as celebrações da Eurovisão deste ano a bordo do Queen Mary 2, especialmente no nosso lar espiritual, Liverpool, a cidade anfitriã. Como nosso navio-bandeira, ele simboliza o brilho, o glamour e o puro espetáculo pelo qual o Festival de Eurovisão da Canção é famoso, e foi um privilégio receber alguns dos dignitários da cidade para marcar a abertura oficial de um evento televisivo tão icónico e global.”
O Festival Eurovisão da Canção é normalmente organizado pelo país que venceu o evento no ano anterior. A Ucrânia triunfou em 2022, mas os problemas de segurança impostos pela guerra com a Rússia significaram que a competição deste ano teria que ser realizada noutro país.