Home Notícias Princess Sapphire "atropela" baleia no Alasca

Princess Sapphire "atropela" baleia no Alasca

20
0

Uma baleia de grande porte foi encontrada morta na proa de um navio da Princess enquanto este navegava pelo Alasca. É o segundo incidente do género da companhia este ano.

O lamentável embate terá ocorrido na manhã da quarta-feira passada e da parte da tarde procedeu-se à retirada do animal da frente do navio. A baleia, um macho adulto com 13 metros de comprimento, foi encontrado quando a embarcação navegava de Ketchikan para Juneau, já em pleno Alasca.

Princess Sapphire atropela baleia no AlascaBiólogos no local estão a analisar a carcaça do animal para determinar a causa da morte. Um responsável da Princess afirmou que a companhia está a cooperar totalmente com a investigação. “Estamos surpreendidos e preocupados com esta descoberta já que não se sentiu nada a bordo do navio”, disse. “Temos regras de segurança para evitar as baleias quando navegamos por estas águas”, finalizou.

Há 3 anos a Princess pagou cerca de 750 mil dólares em tribunal num caso relacionado com uma baleia encontrada morta em Glacier Bay, também no Alasca. Embora na altura não tenham assumido a culpabilidade da morte, admitiram, no entanto, que o navio, o Princess Dawn, não navegava a uma velocidade segura em torno das baleias.

A tripulação está normalmente ciente deste problema especialmente em águas conhecidas por serem habitadas por animais de grande porte. Contudo existe tecnologia disponível que permite a sua detecção. A companhia italiana Costa Cruzeiros foi a primeira a adoptar equipamento apropriado no Pacifica. O “REPCET” usa um satélite para rastrear o percurso das baleias e transmite automaticamente avisos para os navios a navegar nas redondezas.

(20)

Booking.com
Nuno Ribeiro Nuno Ribeiro é fundador e editor do Blog dos Cruzeiros, um blog sobre o mundo dos grandes cruzeiros, onde poderá encontrar notícias, opiniões, experiências, sugestões, guias, companhias, navios e muito mais.