A Fincantieri assinou um memorando de entendimento com a Princess Cruises para a construção de dois navios de 175.000 toneladas, navios que serão os maiores construídos até agora em Itália, com entregas programadas para o final de 2023 e na primavera de 2025.
As embarcações acomodarão aproximadamente 4.300 convidados, terão um design de próxima geração e serão os primeiros navios da Princess Cruises a serem movidos a combustível duplo, principalmente GNL.
Os dois navios serão também os primeiros navios de cruzeiro movidos a GNL construídos pela Fincantieri para a Carnival Corp.
“Esta plataforma revolucionária para navios de cruzeiro de próxima geração, movidos a GNL, introduzirá um design inovador e experiências de lazer impulsionadas pelas futuras tendências de férias e estilo de vida dos nossos hóspedes – aprimorando ainda mais a experiência de primeira classe da Princess Cruises que oferecemos hoje. Estamos ansiosos para colaborar com a Fincantieri para trazer a nossa visão para este navio de cruzeiro premium de próxima geração”, disse Jan Swartz, presidente da Princess Cruises.
Giuseppe Bono, CEO da Fincantieri, declarou: “Estamos orgulhosos de consolidar ainda mais a nossa parceria com a Princess Cruises, uma marca à qual estamos ligados desde o nosso regresso à indústria de navios de cruzeiro em 1990. Depois de tantos anos, estamos preparando-nos para entrar, juntos, numa nova era da indústria, visando cada vez mais reduzir o impacto ambiental.” Bono concluiu que “isso permite-nos manter uma sólida parceria entre o nosso país e o grupo Carnival – o maior investidor estrangeiro na Itália – e ao mesmo tempo manter o know-how e aumentar o emprego“.
A Fincantieri construiu 85 navios de cruzeiro desde 1990 (62 desde 2002), 65 dos quais para as diferentes marcas da Carnival, enquanto outros 49, incluindo contratos, estão a ser projetados ou construídos nas instalações do grupo.