Os testes preliminares ao casal de chineses a bordo do Costa Smeralda resultaram negativos, de acordo com a agência de notícias italiana Ansa.
Dois turistas, esposa e marido, chineses de Hong Kong, estão em isolamento no hospital do navio da Costa Cruzeiros. Apenas a mulher, de 54 anos, tem febre, “sintomas leves da gripe“. O parceiro não apresentou sintomas, mas foi isolado por precaução.
Para ter a certeza das condições de saúde e excluir, ou confirmar, o contágio com o coronavírus, as amostras foram enviadas para o Hospital Spallanzani em Roma. O casal chegou de Hong Kong via aeroporto de Malpensa, em Milão, a 25 de janeiro e depois seguiu para Savona. No navio, existem 751 chineses, incluindo Hong Kong, dos quais 374 embarcaram em Savona.
Entretanto surgiram vários protestos de turistas a bordo que estão isolados e não podem sair. De fato, o presidente da Câmara de Civitavecchia Ernesto Tedesco negou o desembarque de passageiros do Costa Esmeralda.
O desembarque havia sido autorizado pelas autoridades marítimas, mas o presidente opôs-se. “Estamos preocupados e os trabalhadores que precisam desembarcar também estão preocupados. Obviamente se chegarem respostas positivas dos testes em andamento em Spallanzani, não haverá qualquer objeção em deixar os passageiros sair“, disse.
O Costa Smeralda, atracou hoje no porto de Civitavecchia, depois de escalas em Marselha, Barcelona e Palma de Maiorca.