fbpx
Notícias

Porto do Funchal com menos escalas e menos passageiros

Segundo os dados apresentados pela APRAM, o movimento de passageiros, na época baixa deste ano, ou seja de Maio a Setembro, ficou pelos 53.338 passageiros, sendo que este é o número mais baixo apresentado desde 2009.

Esta queda, apresentada essencialmente durante a época baixa, fez com que o Porto do Funchal tivesse este ano 31 escalas, menos 5 escalas que no mesmo período do ano anterior, representando assim a visita de 53.338 passageiros, o que significa 26,2% de decréscimo. Ainda assim, é importante referir que durante os primeiros 9 meses do ano, comparativamente ao ano anterior, a queda é muito menor, de apenas 2,1%, pois os primeiros meses do ano, nomeadamente o primeiro semestre, é o que apresenta o maior aumento de escalas e passageiros presentes.

De acordo com os números apresentados, a queda de movimento deve-se essencialmente à diminuição de passageiros em cada navio, pois o número de escalas manteve-se igual, apesar dos navios serem diferentes e por isso trazerem menos passageiros no seu interior.

O melhor ano dos cruzeiros na Madeira foi em 2009, na época baixa, com números realmente interessantes, contudo nos anos seguintes baixou sucessivamente, nomeadamente com 71.407 passageiros em 45 escalas no ano de 2011, diminuindo ainda para 58.519 passageiros em 36 escalas em 2012, porém no ano de 2013 houve um pequeno aumento, que levou a números mais vantajosos para a indústria.

Leia também  Dubai vai ter táxis voadores.... e entram já em serviço em 2026

Share this

Novo Cruzeiro de Grupo: Ilhas Gregas a bordo do Celebrity Infinity!