O Ministro da Economia, Pire de Lima, anunciou na semana passada que existe uma forte possibilidade de existir um novo porto, localizado no Barreiro, no entanto ainda são necessários mais estudos para que tudo corra pelo melhor.
Estão ainda a ser feitos estudos técnicos e ambientais, para que o porto se possa situar nesta zona, contudo existem fortes probabilidades de tal acontecer, principalmente porque esta intenção foi bem recebida pelos autarcas, nomeadamente pelo presidente da Câmara do Barreiro, Carlos Humberto.
Foi com bastante agrado que este recebeu a notícia que o Governo tinha intenção de escolher o terminal de Santa Apolónia, para que este seja direccionado para as pessoas e os cruzeiros, dando assim um crescimento possível para a zona de Alcântara e ainda, privilegiando o investimento na zona do Barreiro.
Com este novo porto, nesta região da capital, não só os cruzeiros de menor dimensão podem garantir outro tipo de passeios terrestres, como existe ainda a possibilidade de valorizar o território e atrair mais investimento para a região, com a forte evidência de que os cruzeiros fluviais têm novas oportunidades para ofertas diferentes durante todo o ano.
Esta notícia surge depois de Pires de Lima ter marcado presença na cerimónia de encerramento da semana de homenagem ao industrial do grupo CUF, Alfredo da Silva. A cerimónia foi organizada pela empresa Baía do Tejo, uma entidade importante para o turismo da região.
O Porto de Lisboa tem actualmente três terminais para o turismo de Cruzeiros: Alcântara, Rocha do Conde de Óbidos e Santa Apolónia, todos eles antiquados. O Terminal de Santa Apolónia é o que tem recebido mais investimento de modernização.