fbpx
Notícias

Porto de Lisboa, Leixões, Setúbal, Portimão, Açores e Madeira na Seatrade Cruise Global, a maior feira internacional de cruzeiros

Seabourn Encore | Foto: Porto de Lisboa
Porto de Lisboa, Leixões, Setúbal, Portimão, Açores e Madeira na Seatrade Cruise Global, a maior feira internacional de cruzeiros

O Porto de Lisboa marca presença na Seatrade Cruise Global, a maior feira internacional de cruzeiros, integrado na Cruise Portugal – APP, Portos de Portugal, que também inclui as representações dos portos de Leixões, Setúbal, Portimão, Açores e Madeira. Este evento decorre nos dias 27, 28, 29 e 30 de março, no Centro de Convenções de Fort Lauderdale, Florida, sob o tema “Forward Momentum”.

A 17ª participação nacional nesta feira tem como objetivo projetar Portugal e os seus destinos, portos e cidades na rota do turismo de cruzeiros. Os representantes portugueses dão a conhecer a sua oferta portuária e turística e os projetos em curso no âmbito da indústria de cruzeiros, nomeadamente ao nível da sustentabilidade.

Marcar presença num evento desta dimensão é fundamental para a atividade de cruzeiros no nosso país, e particularmente em Lisboa. 2022 foi um ano que comprovou a qualidade das nossas infraestruturas e para 2023, a Administração do Porto de Lisboa quer continuar este percurso e, logicamente, aumentar a atividade”, destaca o Presidente do Conselho de Administração do Porto de Lisboa (APL), Carlos Correia.

De sublinhar que, de acordo com o estudo “Avaliação do Impacto Económico da Indústria de Cruzeiros em Lisboa”, elaborado pela Nova School of Business and Economics para a APL – Administração do Porto de Lisboa, em 2019, a indústria dos cruzeiros em Lisboa foi responsável por 0,16% do PIB nacional, contribuindo com 336 milhões de euros. Ainda de acordo com a mesma análise, em 2019 o setor dos cruzeiros em Lisboa gerou, também, a produção de 840 milhões de euros para a economia, 133 milhões de euros em impostos e 8 863 empregos.

Leia também  Porto de Lisboa vai cobrar Taxa Turística aos passageiros de cruzeiros a partir de Janeiro

Em 2022, o Porto de Lisboa recebeu 327 escalas de cruzeiros, o que superou o valor de 2019, quando foram registadas 310 escalas. O número de passageiros ainda foi ligeiramente inferior em 2022, com um total de 462 mil cruzeiristas.

A nível nacional, 2022 foi igualmente um ano muito positivo para portos portugueses, que registaram um total de 1016 escalas de cruzeiro, o maior número de sempre, pela primeira vez acima da marca das 1 000 escalas, o que correspondeu a um crescimento de 11% face a 2019.

Para 2023 as administrações portuárias preveem que a atividade de cruzeiros registe novos recordes com mais de 1,5 milhão de passageiros e 1 050 escalas, o que ao verificar-se significa um crescimento de 36% e de 3%, respetivamente, face a 2022.

Na edição deste ano da Seatrade Cruise Global, no Stand Portugal estão também representados diversos agentes económicos do setor, nomeadamente a Buzzpath – Agência de Viagens, a Ibercruises – Agência de Viagens e Navegação, a Lisnave – Estaleiros Navais, a Medtug Sines, a Navalrocha, a Navex – Empresa Portuguesa de Navegação, West Sea Estaleiros Navias, entre outros parceiros.

A Seatrade Cruise Global reúne os vários intervenientes do setor, companhias de cruzeiros, destinos, estaleiros, empresas e fornecedores, dispostos em 500 expositores, e milhares de visitantes de mais 100 países.

Share this

Novo Cruzeiro de Grupo: Ilhas Gregas a bordo do Celebrity Infinity!