O Porto de Lisboa integra, desde o dia 19 de setembro, a Direção da MedCruise, a principal associação de cruzeiros da Europa. Andreia Ventura, em representação do Porto de Lisboa, foi eleita para a Direção, obtendo o maior número de votos enquanto grande porto na região em que se insere na associação – ou seja Mediterrâneo Ocidental/Atlântico –, concorrendo com os portos da Riviera Francesa, Tenerife e Tunísia.
Membro da MedCruise desde 2000, o Porto de Lisboa teve sempre uma participação ativa nas atividades da associação, nomeadamente nas assembleias gerais, tendo decidido que numa altura de viragem para Lisboa, com a concessão recentemente atribuída, era imprescindível um envolvimento mais efetivo, especificamente na gestão da própria associação.
Sendo por todos reconhecido o contributo que Lisboa tem dado para o crescimento dos cruzeiros, os parceiros da MedCruise abraçaram a disponibilidade demonstrada para colaborar mais estreitamente no núcleo de decisão da associação.
A MedCruise, que representa cerca de 80% do movimento de passageiros de cruzeiro da região do Mediterrâneo, tem cerca de 70 associados, representando mais de 100 portos que movimentam anualmente cerca de 27 milhões de passageiros.