fbpx
Notícias

Porto de Leixões tem nova data de inauguração… e não vai ser este ano

Segundo notícia avançada pelo Público, o Porto de Leixões sofreu uma pequena alteração no que diz respeito à data da sua inauguração, apesar de Brogueira Dias, presidente do conselho de administração do Porto de Leixões, não falar em derrapagem de prazos.

Sendo assim, espera-se que a inauguração formal seja feita no início de 2015, no mesmo ano em que ultrapassa um marco histórico, ao assinalar a passagem dos 100 mil passageiros, depois de ter mudado de um porto importador para um porto exportador.

A estrutura, projectada pelo arquitecto Luís Pedro Silva, já se encontra visível, sendo que se tudo correr dentro do previsto a obra ficará concluída já em Novembro, dentro do prazo estipulado inicialmente, assim como o investimento, de perto de 25 milhões de euros. Contudo, a inauguração formal foi adiada para 2015 dada a necessidade de fazer ensaios, dar formações, criar regulamentos e até testes com navios de cruzeiro reais, para que todas as operações se realizem fluentemente nos meses mais movimentados.

Segundo o estudo realizado, de forma a apresentar a viabilidade do projecto do novo terminal, estão previstas 111 escalas e consequentes 126.500 passageiros, até 2018, um crescimento significativo que trará um impacto económico de 11 milhões de euros anuais. Além disso, existe também a intenção de criar impacto na economia nacional, tendo assim justificação para o aumento contínuo do terminal de contentores até 2020, já que no ano de 2013 movimentou mais de 6 mil toneladas de carga contentorizada, havendo o objectivo de duplicar esse valor.

Leia também  Seatrade Cruise Global: Portugal com forte representação na maior feira internacional de cruzeiros
Share this

Novo Cruzeiro de Grupo: Ilhas Gregas a bordo do Celebrity Infinity!