fbpx
Notícias

Porto de Leixões registou em 2022 um novo máximo em escalas de navios de cruzeiro

Disney Cruise Line
Porto de Leixões registou em 2022 um novo máximo em escalas de navios de cruzeiro

O Porto de Leixões registou em 2022 um novo máximo no que a escalas de navios de cruzeiro diz respeito. Os dois terminais de cruzeiro receberam 112 escalas de navios de cruzeiro, superando as 101 escalas registadas em 2018 e 2019, e que fizeram chegar 108.626 passageiros ao Porto e Norte de Portugal através do porto.

O total do movimento de passageiros em Leixões foi superior ao total de 2019 (mais 22.5% do que o registado em 2019, pré pandemia) e apenas inferior ao máximo registado em 2018 (apenas -7%), tornando-se assim o 2º melhor ano de sempre para a atividade.

De lembrar que 2022 foi o ano de retoma da atividade depois de quase 2 anos parado pelos motivos sobejamente conhecidos. No início do ano os navios navegavam com capacidade limitada de passageiros, por motivos de segurança.

Porto de Leixões operou 6 turnaround em 2022

O valor GT registado em 2022 supera os 6 milhões, números estes nunca antes alcançados. Esta evolução está relacionada com a dimensão dos navios que nos visitam, pois Leixões recebeu navios de maior porte face ao registado nos últimos anos. O crescimento do GT dos navios de cruzeiro foi de quase 56% comparativamente com 2019 e de 33% comparativamente com 2018, o melhor ano de sempre em GT.

Leia também  Grécia vai limitar navios de cruzeiro em Santorini e Mykonos

De realçar as 22 escalas inaugurais registadas durante o último ano, o início de operações da Disney Cruise Lines e as 6 operações de turnaround, ou seja, operações que envolveram o final de uma determinada viagem e o início de uma outra no nosso porto com as operações de desembarque e embarque associadas.

About the author

Nuno Ribeiro

Olá, o meu nome é Nuno Ribeiro e sou fundador do Blog dos Cruzeiros, um blog sobre o mundo dos grandes cruzeiros, onde pode encontrar notícias, opiniões, sugestões, guias, companhias, navios e muito mais. Sempre que subo a bordo de um navio descrevo toda a experiência aqui para que possa ajudar quem pretende fazer um cruzeiro. Boas leituras!

Share this