fbpx
Notícias

Porto de Leixões recebeu 3 escalas inaugurais e 2 turnarrounds (um deles do português World Explorer)

Porto de Leixões recebeu 3 escalas inaugurais e 2 turnarrounds (um deles do português World Explorer)

Os terminais de cruzeiro do Porto de Leixões receberam mais três navios em escala inaugural durante este mês de maio.

A 9 de maio, a Estação de Passageiros acolheu a escala inaugural do luxuoso SeaDream 2 operado pela SeaDream Yacht Club. O SeaDream 2 partiu de Lisboa rumo a Barcelona para uma viagem de 11 dias pelo Mediterrâneo com 104 passageiros a bordo. Para além de Leixões, este itinerário contava ainda com passagens por Cádis, Casablanca, Tanger, Málaga, Almeria, Alicante e Valência.

A 14 de maio, a Estação de Passageiros acolheu a escala inaugural do SH VEGA, um navio da Swan Hellenic. Lançado o ano passado, o SH VEGA é o 2º de 3 novos navios irmãos (características idênticas) lançados para a Swan Hellenic e tem a capacidade para apenas 152 passageiros. Esta visita fazia parte do seu itinerário de 10 noites com embarque em Lisboa e desembarque em Portsmouth, Inglaterra. Para além de Leixões, faziam ainda parte deste itinerário os portos de Vigo, Ferrol, Gijon, Bilbao, La Rochelle, Concarneau, Roscoff e Saint-Malo.

Sea Dream 2

A dia 15 de maio, acolhemos mais uma estreia em Leixões: o VIKING SATURN da Viking Ocean Cruises. Partiu a 9 de maio de Barcelona para uma viagem de 14 dias rumo a Reiquiavique passando por Valência, Málaga e Lisboa, Leixões, Corunha, Dublin e Liverpool com cerca de 900 passageiros a bordo. O VIKING SATURN é o mais recente navio da frota da Viking Ocean Cruises tendo sido lançado este ano.

Como habitual nestas ocasiões, foram realizadas as cerimónias de troca de placas comemorativas da primeira visita destes navios ao Porto de Leixões com a presença dos respetivos comandantes dos navios e representantes da APDL.

TURNAROUND EM LEIXÕES DE UM NAVIO PORTUGUÊS

World Explorer

A 11 e 12 de maio, Leixões recebeu o World Explorer em ‘turnaround’, ou seja, embarque e desembarque de passageiros. Trata-se de uma operação especial, pois o World Explorer é um navio com bandeira Portuguesa. Foi o primeiro navio de passageiros a ser construído em Portugal, nos Estaleiros Navais da WestSea no Porto de Viana do Castelo. Foi lançado em 2019 para a Mystic Invest do empresário português Mário Ferreira, sendo operado pela Rivages Du Monde, voltada sobretudo para o mercado francês.

Leia também  Já são conhecidos os Cruise Critic Editors' Picks Awards 2023 (veja a lista completa de premiados)

Cerca de 140 passageiros desembarcaram em Leixões e finalizaram uma viagem que passou pelo Funchal e pelos Açores. Esta operação contou ainda com cerca de 90 novos passageiros que embarcaram em Leixões para dar início a uma nova viagem rumo ao Norte da Europa. Esta operação foi um sucesso e, para além da APDL, envolveu a Polícia Marítima, a Alfândega e um Grupo Operacional Cino técnico com “cães-polícia” para inspeção da bagagem.

TURNAROUND DO SEA CLOUD SPIRIT

A 21 de maio, o Porto de Leixões acolheu a operação ‘turnaround’ do SEA CLOUD SPIRIT, um navio detido pela Sea Cloud Cruises. Lançado em 2021, o Sea Cloud Spirit é atualmente o maior veleiro do mundo com comprimento total de 138 metros e 4.230 toneladas de arqueação bruta (GT). O SEA CLOUD SPIRIT finalizou em Leixões uma viagem de 7 dias que começou em Málaga tendo visitado no seu percurso as cidades de Gibraltar, Cádis, Portimão e Lisboa. A bordo viajavam 60 passageiros que desembarcaram em Leixões durante a manhã.

Da parte da tarde, decorreu a operação de embarque com a participação da Polícia Marítima e da Alfândega com um Grupo Operacional Cino técnico com “cães-polícia” para inspeção da bagagem. Foram cerca de 50 passageiros a dar início a uma viagem aqui em Leixões tendo como destino final a cidade de Bilbau. Pelo caminho tinha paragens previstas para Vigo, Vilagarcia de Arousa e Gijon.

Share this

Novo Cruzeiro de Grupo: Ilhas Gregas a bordo do Celebrity Infinity!