A Presidente da Câmara de Miami-Dade, Daniella Levine Cava, comemorou o lançamento da energia em terra no Porto de Miami, esta segunda-feira.
O sistema de energia em terra (shore power) permitirá que os navios de cruzeiro desliguem os motores e se liguem à energia elétrica em terra enquanto estiverem atracados, resultando na redução de emissões e ruído, de acordo com um comunicado de imprensa.
“Como presidente, prometi proteger o nosso meio ambiente; a energia em terra tem sido o meu sonho e iniciativa pessoal. Embarcamos nesta jornada em 2021, graças a uma parceria inovadora com os nossos principais parceiros de cruzeiros e a Florida Power & Light Company”, disse Daniella Levine Cava. “A energia em terra é um grande exemplo de progresso no turismo e na convergência de energia limpa. Juntos, estamos a criar empregos, a expandir a nossa economia e a preparar-nos para responder às necessidades dinâmicas de amanhã.”
Numa parceria entre Miami-Dade County, Carnival Corporation & plc, MSC Cruises, Norwegian Cruise Line Holdings, Royal Caribbean Group, Virgin Voyages e Florida Power & Light Company, PortMiami é o primeiro grande porto de cruzeiros na costa leste dos EUA a oferecer energia em terra com capacidade para fornecer cinco terminais.
No próximo ano, 21 navios de cruzeiro serão equipados para energia em terra em Miami. O porto terá mais de 350 escalas de navios conectadas ao sistema de energia em terra.
“Estamos comprometidos em ser um portal global sustentável”, disse Hydi Webb, Diretor e CEO do PortMiami. “Agradecemos à nossa presidente, aos comissários do condado e aos parceiros portuários pelo apoio contínuo às nossas iniciativas de resiliência.”
Conectar-se à eletricidade em terra permite desligar os motores dos navios de cruzeiro, reduzindo as emissões em até 98%. A estimativa anual de redução de emissões associada à ligação de energia de terra num terminal é equivalente à redução de emissões associada à remoção de 7.500 carros das estradas.
A missão do condado de Miami-Dade é operar um dos portos marítimos mais ativos da Flórida de uma forma que apoie o desenvolvimento económico e a sustentabilidade.