O movimento de passageiros de navios de cruzeiro que visitam o Porto do Funchal tem vindo a crescer, progressiva e continuamente, ao longo deste ano. De Janeiro a Agosto, passaram por este porto 269.399 passageiros, mais 46.015 do que em igual período de 2009, num crescimento acumulado de 20,60%.
Um crescimento que tem vindo a ser igualmente acompanhado pelo aumento do número de escalas registadas neste Porto e que apresenta tendência crescente para os próximos meses. Em termos de escalas, o Porto do Funchal registou, de Janeiro a Agosto deste ano, 162 escalas, mais 18 do que em igual período do ano transacto, em que se efectuaram 144, num crescimento global de 12,50%.
Nos meses de Junho, Julho e Agosto, o Porto do Funchal conseguiu aumentar ligeiramente o número de escalas, num esforço para atenuar a sazonalidade própria dos meses de Verão. No total destes três meses, registaram-se mais 4 escalas do que em igual período do ano passado. Ainda relativamente aos primeiros 8 meses de 2010, destaque-se o aumento do número de passageiros em trânsito, que passou de 214.766, neste período em 2009, para 262.061, este ano.
Estes dados, positivos e previsíveis pela Administração dos Portos da Madeira, comprovam e consolidam o posicionamento do Porto do Funchal enquanto porto de cruzeiros, por excelência, vindo reforçar a sua imagem de marca e a sua competitividade nacional e internacional. Efectivamente, o turismo de cruzeiros é e tem sido, para a Madeira, uma aposta ganha, na qual é fundamental continuar a investir, consolidando, desta forma, a estratégia da Região nesta vertente turística, objectivo que, aliás, ganhou maior força, com a inauguração da nova Gare Marítima, no passado mês de Maio.
Qualidade, conforto, funcionalidade, eficácia e segurança são objectivos que ganharam uma outra dimensão, através da criação de melhores condições tanto para o embarque e desembarque do cada vez maior número de passageiros de navios de cruzeiros que procuram a Madeira como, sobretudo, para que o Porto do Funchal se abra ao desenvolvimento de novos modelos de negócio, num segmento de mercado em contínuo crescimento que ainda tem muito potencial por explorar. ”
com Jornal da Madeira
Peça um Orçamento a uma agência que não seja apenas especialista, mas que também faça regularmente cruzeiros! Veja Como Aqui