As novas recomendações do painel de médicos reconhecidos ao nível mundial e especialistas científicos defendem que, se o foco estiver na prevenção e noutras medidas – incluindo o teste dos hóspedes e membros da tripulação – os riscos para a saúde pública associados à pandemia podem ser mitigados no ambiente de um navio de cruzeiro.
O Painel de Navegação Saudável já apresentou as suas recomendações aos Centros Americanos de Controlo e Prevenção de Doenças (CDC), em resposta a uma solicitação do CDC para comentários públicos que será usado para informar futuras orientações de saúde pública e medidas preventivas relacionadas com viagens em navios de cruzeiro. O painel foi formado em junho pelo Royal Caribbean Group e a Norwegian Cruise Line Holdings Ltd.
O painel é composto por especialistas mundialmente reconhecidos nas áreas da medicina, saúde pública, doenças infectocontagiosas, biossegurança, hospitalidade e operações marítimas e aplicou o seu conhecimento nas melhores práticas de saúde pública e cientificas para as suas recomendações.
O relatório de mais de 65 páginas do Painel de Navegação Saudável inclui 74 práticas ao detalhe recomendadas para proteger a saúde pública e a segurança de hóspedes, tripulação e das comunidades que os navios de cruzeiro visitam. As recomendações incluem testes, o uso de máscaras, melhor saneamento e melhores procedimentos nos navios e nos terminais. . O painel é presidido pelo governador Mike Leavitt, ex-Secretário de Saúde e Recursos Humanos dos Estados Unidos, e Dr. Scott Gottlieb, ex-comissário da U.S. Food and Drug Administration.
“O Painel de Navegação Saudável passou os últimos quatro meses a estudar como proteger da melhor forma a saúde e segurança dos hóspedes e da tripulação a bordo de navios de cruzeiro”, disse o Dr. Gottlieb. “Através de uma bordagem abrangente, acreditamos que as sólidas recomendações de saúde pública do Painel irão ajudar a criar estratégias para um reinício em segurança da navegação.”
“Este painel empenhou-se neste projeto ambicioso, interdisciplinar, do estudo da saúde pública para desenvolver padrões e diretrizes que criassem o mais alto nível de segurança no complexo ambiente de um navio de cruzeiro. Estudámos as experiências da indústria no combate à pandemia – e incorporamos muitas lições aprendidas e avanços feitos pela medicina e ciência nos últimos seis meses. As recomendações do painel são fundamentadas nas melhores informações científicas e médicas disponíveis e destinam-se a mitigar os riscos de saúde pública para aqueles que navegam. ” – disse o Governador Leavitt.
“Entendemos a nossa responsabilidade de agir agressivamente para proteger a saúde e a segurança dos nossos convidados e tripulantes, bem como das comunidades que visitamos, e pedimos ao Painel para nos ajudarem a aprender da melhor forma de como cumprir esta responsabilidade ”, disse Richard D. Fain, Presidente e CEO do Grupo Royal Caribbean. “Fomos inspirados pelo trabalho árduo do Painel e pela sua determinação em ajudar-nos a estabelecer os protocolos mais sólidos da indústria das viagens”.
“As recomendações do Painel de Navegação Saudável são robustas e abrangentes e refletem o foco intenso que os membros dedicaram para este trabalho”, disse Frank Del Rio, Presidente e CEO da Norwegian Cruise Line Holdings Ltd. “Sabemos que as autoridades em todo o mundo e os consumidores esperam que as companhias de cruzeiro proporcionem as férias mais seguras e saudáveis que pudermos, e este trabalho demonstra o nosso compromisso em fazer exatamente isso. ”
Fain e Del Rio afirmaram que cada empresa usará as recomendações do painel para informar o desenvolvimento de novos protocolos operacionais detalhados, que serão submetidos ao CDC e a outras autoridades em todo o mundo para revisão e aprovação – um marco importante no processo de retoma da navegação no mundo. O trabalho do painel é de código aberto para que outros possam incorporar este conhecimento nos seus protocolos também; O governador Leavitt e o Dr. Gottlieb expressaram o agradecimento às autoridades e outras empresas de cruzeiros que se envolveram no trabalho do Painel com o papel de observadores.
O Painel de Navegação Saudável identificou cinco áreas de foco que cada operador de cruzeiro deve focar-se para melhorar a saúde e a segurança dos hóspedes e da tripulação, e reduzir o risco de infecção e disseminação do COVID-19 nos navios de cruzeiro:
- Teste, Triagem e Redução de Exposição
- Saneamento e Ventilação
- Resposta, Planeamento de Contingência e Execução
- Planeamento de Destino e Excursões
- Redução de riscos para membros da tripulação
Em cada categoria, o Painel de Navegação Saudável criou práticas e recomendações acionáveis para abordar questões específicas de segurança. Entre as recomendações são fundamentais estratégias como:
- Tomar medidas agressivas para evitar que o SARS-CoV-2, entre num navio através educação robusta, triagem e testes da tripulação e hospedes antes do embarque
- Reduzir a transmissão pelo ar através de estratégias de melhores práticas de saneamento e ventilação
- Implementar planos detalhados para lidar com infeções positivas a bordo, incluindo contingências para tratamento a bordo, isolamento e rápida evacuação e repatriação
- Controlar de perto as excursões em terra
- Proteção aprimorada para membros da tripulação
As companhias representadas pela CLIA informaram também que estão preparadas para uma retoma das operações, em segurança, num prazo de 30 dias.
O relatório completo do Painel de Navegação Saudável pode ser encontrado aqui: aqui.
Peça um Orçamento a uma agência que não seja apenas especialista, mas que também faça regularmente cruzeiros! Veja Como Aqui