Os programas de fidelidade dos cruzeiros, consequentemente das companhias, são uma das características mais procuradas pelos turistas neste momento. Existem várias companhias internacionais que apresentam os seus programas, no entanto o líder na indústria dos programas de fidelidade dos cruzeiros é a Oceania Cruises.
A companhia anunciou recentemente algumas melhorias no seu programa, incluindo um novo nível de adesão (Azul) que privilegia os passageiros logo no seu primeiro cruzeiro, permitindo alguns prémios materiais e descontos interessantes. Outras melhorias englobam a economia substancial na Internet, as excursões, os pacotes de bebidas e outras características interessantes.
Actualmente a nível de benefícios, este programa oferece um acompanhamento personalizado por parte da tripulação durante todo o cruzeiro, recepção com cocktails e ofertas surpresa, cruzeiros grátis, tratamentos dentro do Spa dos navios da companhias e outras gratificações especiais, dependendo obviamente do seu nível de fidelidade.
Agora que a companhia está prestes a completar o seu 10º aniversário, já em 2013, as reformulações do programa eram essenciais para premiar os seus turistas, melhorando significativamente todos os benefícios e vantagens e mostrando que todos os seus passageiros são importantes, premiando os mesmos logo na primeira viagem, ao contrário do que a maioria dos programas oferece.
São muitos os parceiros da companhia que afirmam que este é um dos programas de fidelidade mais interessantes e com mais vantagens para os turistas, fazendo assim com que a companhia o use como uma ferramenta de marketing bastante útil e eficaz junto dos turistas mais exigentes.
A companhia acredita que os serviços prestados, o luxo dos seus navios e os itinerários feitos são suficientes para cativar a atenção dos turistas, no entanto as recompensas e ofertas exclusivas que o programa de fidelidade oferece, torna tudo muito mais atraente e leva os turistas a optarem por esta companhia em detrimento das mais conhecidas e faladas.