fbpx
MSC Cruzeiros

Ocean Cay considerada pela Mission Blue como crítica para a saúde dos oceanos

Ocean Cay
Ocean Cay considerada pela Mission Blue como crítica para a saúde dos oceanos. E é candidata a Área Marinha Protegida

A Ocean Cay MSC Marine Reserve nas Bahamas foi formalmente designada como ‘Hope Spot’ e Pierfrancesco Vago– membro do Conselho de Administração da MSC Foundation e Presidente da Comissão Executiva, e Executive Chairman of the Cruise Division of MSC Group- foi denominado como o Hope Spot Champion pela Mission Blue, a organização sem fins lucrativos fundada pela oceanógrafa de renome Dra. Sylvia Earle para promover a proteção dos ecossistemas marinhos.

Com este prestigioso reconhecimento, a Ocean Cay junta-se à rede global de 154 Hope Spots da Mission Blue: locais reconhecidos como críticos para a saúde dos oceanos com o objetivo final de alcançar o estatuto de Áreas Marinhas Protegidas. As nomeações são cuidadosamente avaliadas pelo Hope Spot Council, composto por cientistas marinhos e especialistas em políticas, garantindo que a seleção final seja rigorosa e reflita as necessidades globais de conservação marinha.

Quando a MSC Cruzeiros assumiu a responsabilidade pela Ocean Cay em 2015, a ilha tinha sofrido durante décadas de atividades industriais, incluindo a extração de areia aragonítica. A companhia embarcou numa ambiciosa iniciativa de restauração, colaborando com o Governo das Bahamas, universidades de renome, cientistas marinhos e conservacionistas para restaurar os ecossistemas da ilha.

Através de investimentos substanciais, o projeto de recuperação já alcançou progressos significativos. Quase 5.000 árvores e 75.000 plantas, flores e arbustos indígenas foram plantadas na ilha, revitalizando o ambiente terrestre. Entretanto, a saúde das águas circundantes é demonstrada pela agora florescente vida marinha, que inclui a presença de tartarugas marinhas.

O Programa de Restauração Marinha cobre 64 quilómetros quadrados de águas marinhas e ecossistemas ao redor da Ocean Cay. Foi ampliado em 2019, quando a MSC Foundation iniciou o seu Programa Super Coral para restaurar os recifes de corais da ilha. Esta iniciativa pioneira aproveita a colaboração cientifica e investigação avançada para identificar genótipos de corais conhecidos como ‘super corais’ que evoluíram para suportar melhor o stress térmico. Estes corais serão estrategicamente plantados para criar recifes mais resistentes aos fenómenos de calor extremo provocados pelas alterações climáticas.

A MSC Foundation planeia promover este trabalho e atrair a atenção de muitos milhares de visitantes de cruzeiros todos os anos, aumentando a consciencialização sobre a necessidade urgente de esforços de conservação dos oceanos em todo o mundo.

Este esforço de restauração e de informação pública em grande escala destaca o compromisso da MSC Foundation em restaurar a saúde dos oceanos, enriquecer a biodiversidade e promover um futuro sustentável para o nosso Planeta Azul.

Leia também  Famílias com Crianças? Este Verão a MSC Cruzeiros tem novidades para os mais pequenos

Por detrás do visionário projeto Hope Spots está o objetivo de aumentar a consciencialização global sobre a importância da conservação marinha e a importância de agir de forma urgente para reverter os danos nos ecossistemas marinhos. A designação da Ocean Cay como um ‘Hope Spot’ destaca o papel crítico que os ecossistemas restaurados como a Ocean Cay podem desempenhar no aumento da biodiversidade e na melhoria da saúde geral dos nossos oceanos.

A Dr. Sylvia Earle, President e Chairman da Mission Blue, expressou o seu entusiasmo pela designação, afirmando: ” Isso reconhece os esforços abrangentes de restauração e o compromisso com a proteção da biodiversidade marinha. Liderada por Pierfrancesco Vago, o restauro da Ocean Cay tem sido um esforço multidisciplinar para restabelecer o equilíbrio ecológico nesta ilha de calcário e no património mundial circundante. A Ocean Cay informará milhares de pessoas semanalmente sobre a importância crucial de cultivar e plantar corais termicamente tolerantes para a conservação marinha, a saúde dos oceanos e o bem-estar humano.”

Pierfrancesco Vago, MSC Foundation Board Member e Chair of the Executive Committee, e Executive Chairman da Cruise Division do MSC Group, respondeu: “Ser designado como Hope Spot é um importante reconhecimento para a Ocean Cay MSC Marine Reserve e ajuda a focar a atenção em como todos nós temos um importante dever como cuidadores do nosso Planeta Azul. Essa responsabilidade é a razão pela qual os esforços de investigação cientifica e restauração do nosso Programa Super Coral visam não apenas criar recifes de coral resilientes ao redor da Ocean Cay e nas Bahamas, mas também contribuir simultaneamente para o conhecimento e as iniciativas de conservação em todo o mundo. Agradeço à Dra. Sylvia Earle e á Mission Blue pelos seus esforços incansáveis, que nos inspiram a valorizar e proteger a rica biodiversidade dos nossos oceanos”.

Este novo reconhecimento reafirma o estatuto da Ocean Cay MSC Marine Reserve e da MSC Foundation Super Coral Program como pioneiro nos esforços de conservação da natureza, ressaltando o seu papel pioneiro na conservação marinha.

About the author

Nuno Ribeiro

Olá, o meu nome é Nuno Ribeiro e sou fundador do Blog dos Cruzeiros, um blog sobre o mundo dos grandes cruzeiros, onde pode encontrar notícias, opiniões, sugestões, guias, companhias, navios e muito mais. Sempre que subo a bordo de um navio descrevo toda a experiência aqui para que possa ajudar quem pretende fazer um cruzeiro. Boas leituras!

Add Comment

Click here to post a comment

Share this

Novo Cruzeiro de Grupo: Caraíbas a bordo do luxuoso Celebrity Beyond!