A Creuers del Port de Barcelona (CPB), empresa que gere o porto de cruzeiros de Barcelona, confirmou esta semana que está em negociações com a Royal Caribbean no sentido de trazer para a Europa, em 2014, o Oasis of the Seas, o maior navio de cruzeiros do mundo, tal como o seu irmão mais novo, o Allure.
O navio, que está actualmente nas Caraíbas em itinerários de 7 noites, tem capacidade para mais de 6000 passageiros, pesa quase 225 mil toneladas e o custo da sua construção ascende a 1250 milhões de euros.
Esta seria uma forma de aumentar ainda mais o fluxo de turistas ao porto de Barcelona, cujo crescimento dos últimos anos tem sido suportado pelo aumento das escalas, mas sobretudo, pelas visitas de embarcações cada vez maiores, como o Norwegian Epic ou os navios da classe Freedom, também da Royal Caribbean.
Barcelona é o principal porto de escala da Royal Caribbean, graças à proximidade do aeroporto de El Prat, às instalações hoteleiras e às muitas atracções turísticas da cidade. O maior navio a escalar em Barcelona foi o Norwegian Epic com capacidade para mais de 5100 turistas.