Cerca de 35 milhões de pessoas por ano passam as suas férias a bordo de um navio de cruzeiro e gastam mais de 60 mil milhões de dólares. Talvez o encanto resida no facto de apenas necessitarem de desfazer a mala uma vez ou na ideia de viajar de destino em destino, enquanto dormem, aproveitando assim ao máximo o seu precioso tempo de férias.
Mas sem dúvida que um cruzeiro a bordo de um navio pode ser divertido. Com certeza que existirão sempre os pequenos acidentes ocasionais, as doenças, os crimes e os mistérios – com muitas pessoas a bordo num ambiente um pouco apertado e algo confinados, como poderia não haver?
Além disso, estar em pleno mar aberto tem os seus riscos inerentes. Mas, para aqueles que não gostam de voar ou para quem tem a avó a passar férias consigo, os cruzeiros são uma boa opção para umas férias em família, desde que se tenham em conta certas regras.
NUNCA Toque numa Bíblia
Ninguém o está a julgar pela sua fé ou falta dela, mas as Bíblias foram alguns dos itens substituídos nas cabines dos navios de cruzeiro, depois de vários surtos do vírus Norwalk (de 2002 a 2007). O nome do vírus Norwalk (agora também chamado Norovírus) tem a sua origem na cidade de Norwalk (Ohio), local onde foram documentados os primeiros casos da doença há mais de trinta anos. Embora os sintomas raramente sejam fatais, sofrer de náuseas, de vómitos e de diarreia por um período até três dias não é nenhum piquenique em alto mar.
A linha de navios de cruzeiro Holland America levou muito a sério a desinfecção dos seus navios e, para isso, recorreu a uma equipa de 600 empregados e trabalhadores temporários, supervisionada pela Harvard School of Public Health, na pessoa de Megan Murray (epidemiologista). Tudo aquilo que tivesse sido tocado pelas mãos de pessoas infectadas e pudesse assim transportar o vírus – desde Bíblias a fichas de poker, de corrimões a controlos remotos – tiveram de ser desinfectados a uma temperatura de 170 graus ou então deitados fora.
NUNCA Provoque distúrbios a bordo
Tal como num avião, onde é esperado um bom comportamento da parte dos passageiros apesar de terem acesso a bebidas e de terem de suportar o espaço realmente apertado, o mesmo se aplica a bordo de um navio de cruzeiro. Porque a imagem que se tem de uma pessoa embriagada é de alguém que tem também um comportamento irresponsável, é normal as companhias de navios de cruzeiros contratarem antigos militares e polícias para fazerem parte da equipa de segurança privada dos seus navios. E estas pessoas não são somente para manter uma imagem de segurança, como descobriram sete passageiros menos correctos em 2008, quando foram detidos a bordo do navio de cruzeiro P&O Arcadia, por tentarem embarcar com uma quantidade elevada de heroína.
Algo que deve lembrar-se antes de pensar em ter uma aventura romântica no convés deserto do navio – existem câmaras de vigilância que permitem à tripulação, ao capitão e a todos os funcionários verem praticamente qualquer parte do navio. Tem a certeza de que deseja que o ponto alto das suas férias seja filmado?
NUNCA Assuma que os piratas fazem parte do espectáculo
Nem todos os piratas são “das Caraíbas”. Apesar de os piratas somális, que normalmente operam em pequenos grupos, geralmente escolherem alvos mais modestos (como navios da marinha com menos elementos na tripulação), houve um navio de cruzeiro que foi atacado por esses bandidos no Golfo de Áden (perto de Oman), em 2008. Apesar de ter sido um cenário semelhante ao de uma matilha de Chihuahuas a atacar um Great Dane, quem já viu um Chihuahua de mau humor sabe que ele tem uns dentes muito afiados. Ou, neste caso, armas muito grandes e poderosas. Os piratas somális conseguiram mais de 200 milhões de dólares em resgates desde 2008, sendo assim fácil de entender o que os motiva tanto. Mas uma boa notícia é que quinze países estão agora a cooperar no patrulhamento e policiamento dessas águas.
NUNCA Caia ao mar
Parece óbvio? Ficaria talvez surpreendido com o número de pessoas que acabam por cair ao mar. Ainda recentemente um homem e a sua companheira estavam demasiado ocupados a beijarem-se para pensar sequer sobre o perigo que a janela aberta por trás deles representava e ambos acabaram por cair ao mar. Mesmo que sobreviva à queda (neste caso, a pessoa do sexo feminino conseguiu sobreviver mas o elemento masculino, infelizmente, não), estará a lutar com a força brutal da sucção provocada por um hotel flutuante, assim como com a força do rasto que o navio deixa. Considere, como exemplo, que o navio Royal Caribbean, Freedom of the Seas, é um navio arranha-céus flutuante de 73 metros de altura e 340 metros de comprimento e que transporta 4.000 passageiros.
Mesmo que esteja completamente sóbrio, pode ocorrer uma inclinação súbita do barco, como aconteceu em 2007 quando o piloto automático de um dos navios da companhia Princess teve um problema de funcionamento e fez com que o navio se inclinasse para um dos lados. Os passageiros disseram depois que a piscina estava meio vazia, quando o navio voltou ao seu nível normal.
NUNCA Pense praticar Surf naquelas ondas da piscina
Está junto às piscinas e repara que, de repente, existem ondas gigantes dentro das piscinas – onde as águas são geralmente calmas e plácidas? Não é provavelmente uma boa ideia pegar numa prancha e tentar praticar surf na piscina, a menos que esteja preparado para remar com os braços todo o caminho de volta a terra.
Todos os navios de cruzeiro têm flutuadores para controlar as oscilações, mas existem zonas e correntes em que essas oscilações são muito fortes, mesmo a bordo do maior e mais estável dos navios – é o equivalente no oceano às zonas de turbulência de um avião. O mais parecido com o apertar os cintos de segurança dos aviões, será dirigir-se para o interior do navio onde estará em segurança, enquanto a tripulação cuida para que o navio volte a navegar em águas calmas.
Comer nessas condições é muito complicado e pode mexer com muitos estômagos; assim, será boa ideia esquecer o buffet. Estar deitado pode ajudá-lo a adormecer com o embalo do navio ou apenas torná-lo ainda mais consciente da inclinação e do movimento. Será então uma boa ideia passar esses períodos agitados na discoteca do navio. Há algo de muito interessante em dançar num comboio ou deslizar numa pista de dança que se desloca e que realmente não deve ser desperdiçado. É como um divertido passeio, cheio de ritmo, para adultos!
NUNCA Ignore o sentimento de “naufrágio”
A sua mente pode estar efervescente com o aumento das “hormonas” das férias, mas não deve ignorar os seus instintos se eles lhe fazem sentir que algo está errado. Com as tecnologias modernas e a monitorização constante dos mares internacionais, é muito improvável que uma situação como a do Titanic possa acontecer novamente com uma das maiores companhias de Cruzeiro. Ainda assim, isto pode acontecer ocasionalmente, como foi demonstrado com o caso do navio de cruzeiro Sea Diamond, quando este embateu em rochas submersas e começou a naufragar ao largo da costa da ilha grega de Santorini, em 2007.
Houve um esforço de resgate dramático que durou mais de três horas e que envolveu as forças militares da Grécia, assim como navios comerciais e as pequenas embarcações dos pescadores da ilha. Ninguém ficou ferido, mas o navio afundou, quinze horas após o acidente. Não há dúvida de que os planos de férias dos hóspedes do navio foram alterados mas não existiram danos físicos e, sejamos honestos, se tivermos que ser náufragos em algum lugar, a ilha de Santorini é linda – recorde-se do filme Amantes de Verão de Randal Kleiser, (1982).
NUNCA Assuma que o que acontece em terra, permanece em terra
Mesmo que os casinos sejam abundantes em muitos navios, um navio de cruzeiro não é Las Vegas. E não só. Faz com que tudo o que acontece no cruzeiro tenha consequências, por isso não pense que só porque você está a navegar em direcção ao pôr-do-sol, pode deixar o caos e a destruição atrás de si impunemente. As suas permanências nos portos de escala podem ser curtas e sentir-se como tivesse entrado numa rápida caça ao tesouro, mas esses locais por onde passa não são meros adereços nesse seu jogo. Três casais foram presos nas Caraíbas, em 2008, aprendendo assim essa lição da maneira mais difícil, após discussões inflamadas com um motorista de táxi que os tinha levado num rápido passeio pela ilha. Com a pressa para voltar ao navio, eles recusaram-se a pagar. Não só eles foram presos (a polícia sabia exactamente onde os encontrar), como também perderam o barco, tendo que passar a noite num não tão luxuoso “hotel”, sem refeições incluídas, ou seja, numa cela da prisão.
NUNCA Perca a noção do tempo fora do navio
Tem apenas algumas horas em Roma e que claramente não são suficientes para visitar todos os locais importantes mas lembre-se que está num cruzeiro. Pense na sua escala nessa cidade como um menu de degustação: faz uma visita rápida e pode sempre voltar aos lugares de que realmente gostou. Aconteça o que acontecer, mantenha-se atentos às horas e tenha a certeza de voltar ao navio a tempo. Fora dos Estados Unidos da América e do Canadá, o navio de cruzeiro vai zarpar à hora marcada e deixá-lo em terra. Caberá a si suportar os custos de voos, comboios, táxis, hotéis e refeições até que possa encontrar o seu próprio caminho e assim aproximar-se do navio (por exemplo, se for deixado em Roma, tem que se dirigir a Atenas, à pressa, o que lhe vai ser dispendioso). Ou então pode ser obrigado a contratar uma lancha ultra-rápida para apanhar o navio de cruzeiro e fazer um salto do tipo James Bond de um barco de alta velocidade para o navio – assustador.
Quanto a cruzeiros domésticos dos Estados Unidos da América e do Reino Unido, os navios são obrigados a esperar pelos passageiros que não retornam, cobrando contudo taxas pesadas para os retardatários. E pode também imaginar o que as centenas de outros passageiros, que chegaram cuidadosamente a tempo ao navio, estarão a dizer sobre si, de pé, no convés.
NUNCA Desapareça do cruzeiro sem avisar
Não interessa quão bonito é o local de paragem nem quão gentis e interessantes os moradores da ilha possam ser. É uma péssima ideia decidir não comparecer no navio de cruzeiro na hora marcada e permanecer em terra. Se alguém desaparecer do navio, a linha de cruzeiro é obrigada a efectuar uma busca. Se a pessoa não for rapidamente encontrada a bordo da embarcação, o navio deve retornar para o último local onde o pessoa foi vista em terra ou no mar. Escusado será dizer que eles vão assumir que caiu ao mar. Cerca de 5 pessoas por ano caem ao mar por uma enorme variedade de razões, mas são maioritariamente resgatadas, mesmo depois de terem passado várias horas.
Quando a falta de alguém é notada, cria-se uma situação muito grave. Isto acontece em parte porque, se a companhia de cruzeiro não efectuar uma boa busca e a respectiva recuperação do passageiro, poderá vir a ser responsabilizada pelo desaparecimento do mesmo. Assim, se o seu sonho for viver em Aruba, passar o resto dos seus dias a pescar e gerir um pequeno negócio de restauração e, lá chegado, acha que não pode esperar nem mais um segundo para o concretizar – óptimo! Mas é conveniente utilizar os canais apropriados e notificar as pessoas responsáveis do navio que não está perdido, apenas decidiu abandonar o cruzeiro.
NUNCA Ignore as informações de segurança
Mesmo sendo um hotel flutuante com múltiplas plataformas de passageiros, piscinas, restaurantes, teatros, ginásios, SPAS, discotecas e casinos, mas um navio de cruzeiro é ainda um barco mar aberto. Tempestades repentinas e ondas enormes, semelhantes ao que ficou famoso no livro de Sebastian Unger, “Uma Tempestade Perfeita” é um fenómeno pouco provável, mas possível.
Os passageiros a bordo do navio Norwegian Dawn fizeram um relato de o mesmo ter sido atingido por fortes ondas da altura de um prédio de sete andares durante viagem em 2008. Eles contaram que o navio ficou praticamente na vertical – afinal, os navios modernos são basicamente do tamanho de pequenas nações insulares. Mas você deve realmente querer prestar atenção às informações de segurança antes e durante a sua viagem e ter assim a certeza de que você e os seus entes queridos estão a usufruir da viagem ao máximo.
Fiz um cruzeiro no mariner of the seas, no brasil em março de 2011,onde tive a sensação de escalar em alto mar.Foi maravilhoso..Gostaria de saber se o Mariner of the seas, volta ao brasil em 2012. Abraços Zely
Acabei de fazer o cruzeiro a bordo do Celebrity Solstice, a partir de Barcelona para Itália Grécia e Turquia,pode dizer-se que tudo estava bem, as excursões muito apertadas no tempo com muita história.
para alguns destinos as paragens deveriam ser mais prolongadas.
dicas muito interessantes
tambem fiz um cruzeiro no splendor of seas e foi espetacular acho que ninguem devia deixar esta vida sem fazer um SANTORINI É REALMENT MUITO BONITO TAL COMO VENEZA
fiz um cruzeiro pelas ilhas Gregas,Croacia,e Veneza a bordo do Zenith da Pullmantur.Não aconselho,para além do barco estar completamente ultrapassado, o que oferece é mau.
Gostaria de receber no meu e-mail informações acerca de viagens de cruzeiro
Pretendo fazer um mini cruzeiro fim de ano com minha filha que só tem 5 anos, com embarque no RJ. então pensei em aliar algum que tivesse sistema all inclusive,achei alguma coisa,mas desconheço se vale a pena! A ex: do CVC (Soberano), gostaria de ajuda para não fazer besteira, e dicas do que sería melhor, pra nós duas; Se possível remeta-me alguma informação por e-mail. Grata, Mônica
Fiz um cruzeiro em Junho a bordo do Norwegian Epic. Depois de já ter feito cruzeiros na RCI, MSC e Pullmantur devo dizer que este navio é totalmente diferente. O freestyle cruising é mesmo inovador e o barco é mesmo épico, principalmente á noite. Cumprimentos.
Antonio Silva
portimaocruises.blogspot.com
Nunca fiz um cruzeiro,mas tenho curiosidade…vivo perto do mar, não me sinto á vontade na água…depois destes conselhos interessantes,será boa ideia fazer um?
Olá Ana,
Talvez estes artigos sejam úteis:
https://www.cruzeiros.com.pt/razoes-para-fazer-um-cruzeiro/
https://www.cruzeiros.com.pt/perguntas-frequentes-de-passageiros-de-cruzeiro/
https://www.cruzeiros.com.pt/10-mitos-sobre-cruzeiros/
Claro que é boa ideia fazer um.
Os navios hoje são tão grandes que nem repara que está no mar 🙂
Já fiz um cruseiro nas Caraibas, outro na Grécia, uma travessia de Lisboa a Fortaleza e outra de Lisboa ao Rio, ambas no FUNCHAL. Prefiro de longe as travessias porque há um ambiente mais informal a bordo, não há tanta gente e não há a ” necessidade ” de termos que nos aperaltar para as refeiçoes e outras cerimónias ” oficiais “. Vou fazer novamente em Outubro deste ano Barcelona-Rio, com a Ibero Cruceros porque, infelizmente, o FUNCHAL já não vai ao Brasil. Gosto muito de andar de navio só pelo prazer de estar no mar. Por mim nem pararia nas escalas. Seria directo, só mar.
Para o Sr. Fernando:
As travessias que fez para o Brasil são calmas ou o mar revolto?
elisabete teixeira 30.07.011
ja fiz um cruzeiro com saida Funchal para barcelona . E outro pela ilhas Gregas, com saida de venesa gostei mais e muito cansativo com a bagagem . Gostei e espero fazer mais alguns
tenho pena de não sair do Funchal
Fiz um cruzeiro às Ilhas Gregas no Costa Fortuna. Um sonho autêntico. Desde a tripulação ao navio em si uma das maiores maravilhas do mundo. Aconselho esta Companhia “Costa Cruzeiros“
É sem dúvida alguma de que a Companhia “Costa Cruzeiros” é excelente em tudo.Já fiz um cruzeiro no Costa Serena e foi divinal.Tudo a bordo tem qualidade.O pessoal (Crew) tem outra atitude que cativa os passageiros.Infelizmente não encontrei essa qualidade na MSC.
Vale a pena fazer um cruzeiro.No início tive receio mas que se desvaneceu. Fiz um cruzeiro no Mediterrâneo no Costa Serena. Foi muito bom: boa comida e muita animação a bordo para além das visitas e paisagens fabulosas, sobretudo na zona das ilhas gregas. Este ano, viajei no Costa Atlântica ao Báltico. Outra excelente experiência. Contudo, concordo com Carlos Rodrigues: O “pessoal” do Costa Serena “tem outra atitude que cativa os passageiros”. Bons cruzeiros!
Fiz um minicruzeiro na Pullmantur o ano passado, e apesar da tempestade, foi espectacular, ganhamos o dinheiro da viagem no Casino e o conceito Tudo Incluido é o ideal para o nosso grupo. Deixo também aqui uma pergunta no ar. Além da Pullmantur e happy cruises que outras companhias têm o sistema de TI?
Ja fiz diversos cruzeiros internacionais (desde 2000) e adoro estar em alto mar. Dentre as diversas companhias que viajei, sem dúvida a Royal Caribbean é a melhor. Nesses anos todos sempre manteve a mesma qualidade tanto na alimentação, como no atendimento e higiene. Infelizmente não posso dizer o mesmo da Costa que não manteve
a mesma qualidade. Faço 4 viagens por ano e durante esses 11 anos essa é a minha avaliação
fiz um crozeiro no MSC MUSICA gostei muito agora vou no MSC SPLENDIDA espero que seja tao bom como o de 2010
Vou a um cruzeiro em 9 de fevereiro proximo, como irei com meu filho pequeno, e a rota sera do lado sul, argentina e uruguay, gostaria de saber do tempo, fiquei assustada com as ultimas noticias da tempestade no local, irei com o MSC Magnifica.
Viva,
Veja aqui a previsão do tempo para Buenos Aires em Fevereiro:
http://www.accuweather.com/en/ar/buenos-aires/7894/february-weather/7894
Pode também alterar para as cidades que vai visitar.