fbpx
Artigos

O meu ano de 2023 para inspiração (em 25 fotografias)

Balanço do ano de 2023
Final do ano é sempre um tempo de balanço, de olhar para trás, de refletir e programar o próximo ano! Aqui fica o meu ano de 2023 para inspiração (em 25 fotografias).

Final do ano é sempre um tempo de balanço, de olhar para trás, de refletir e programar o próximo ano!

No que diz respeito aos cruzeiros, 2023 foi um bom ano para mim. Fiz vários cruzeiros de grupo com muitos amigos cruzeiristas, fui a inaugurações, participei em cruzeiros como convidado e visitei navios incríveis, todos eles muito especiais 🙂

Os cruzeiros de grupo foram algo que abracei a sério em 2023. Juntamente com o meu amigo Marco Lima, e com a organização e a experiência da Famatour, levamos quase 200 cruzeiristas, muitos deles leitores do Blog dos Cruzeiros, em cruzeiros de grupo pelo Médio Oriente, Fiordes da Noruega, Caraíbas e Ilhas Gregas.

Mas não fizemos apenas cruzeiros… além de tratar de toda a documentação, aconselhar e acompanhar todo o grupo desde Portugal, tivemos a preocupação de criar programas com valor acrescentado, com excursões nos portos de embarque ou desembarque, com noites extra em hotéis antes ou depois do cruzeiro.

Pode ver aqui alguns dos programas para cruzeiros de grupo em 2024.

Jardim dos Milagres, Dubai

Criámos programas com experiências imersivas no destino, incluindo entradas em monumentos e atrações como o Burj Khalifa ou Jardim dos Milagres, ambos no Dubai, um passeio de barco nos canais de Copenhaga, uma viagem no magnífico comboio panorâmico de Flam, na Noruega, a subida à Acrópole, um almoço típico no bairro Plaka, ambos em Atenas, um cruzeiro no Bósforo e uma visita à Mesquita Azul, em Istambul, entre tantos outros. Foi de facto um ano recheado de ótimas experiências.

Foi também um ano de grande convivência com todos os que nos acompanharam, sobretudo com aqueles que já eram leitores do Blog dos Cruzeiros. Adorei conhecer pessoalmente cada um de vós e é das coisas que mais gosto nestes programas. Também conheci e partilhei momentos espetaculares com pessoas novas, que nunca ouviram falar do Blog dos Cruzeiros, e com o qual tive o prazer de trocar belas histórias sobre cruzeiros passados.

Istambul

MSC World Europa no Dubai

Começamos o ano em Março, com um programa alargado para os Emirados Árabes Unidos, que incluía não só o cruzeiro com tudo incluído, mas também 2 excursões no Dubai, com visitas à parte antiga (num tradicional barco dhow) e à mais moderna, que incluía o Jardim dos Milagres, o Dubai Frame, a zona financeira do Burj Khalifa, com direito a espetáculo das fontes, e um exclusivo jantar no restaurante The Burj Club.

Este itinerário é dos meus favoritos já que inclui quase tudo, desde tradição, cultura e religião, a luxos, modernices e excentricidades. Pode ler aqui a reportagem completa.

No Dubai

MSC Euribia em Copenhaga

Junho foi um mês muito “complicado”. Além do primeiro cruzeiro da história com emissões neutras, desde Amesterdão até Copenhaga (que falo em detalhe mais abaixo neste artigo), até à inauguração do MSC Euribia (no dia seguinte) e o nosso cruzeiro de grupo (que, por acaso, foi logo o primeiro itinerário após a inauguração), já podem ver como foi atarefado este mês!

Mas valeu bem a pena este cruzeiro de grupo aos Fiordes da Noruega! Começamos em Copenhaga, com uma city tour pela cidade e um passeio de barco pelos seus canais. No dia seguinte embarcamos para o primeiro itinerário oficial do MSC Euribia, o mais ecologicamente avançado navio da MSC Cruzeiros. Visitamos destinos incríveis como Hellesylt (Geiranger) e a sua incrível beleza natural, Alesund, uma cidade portuária, conhecida pela sua arquitetura Art Nouveau, Flam com o seu comboio, um dos mais belos passeios do mundo, e por fim, Kiel, já na Alemanha. Pode ler aqui a reportagem completa.

Flam

MSC Seascape em Miami

Em Agosto fomos até às Caraíbas para embarcar, em Miami, no MSC Seascape, sem antes, claro, passar 2 noites em Miami Beach para desfrutar desta cidade maravilhosa e das suas praias de areia branca. Usamos (e abusamos) do Collins Express, um meio de transporte público e gratuito em Miami Beach, que nos permitiu visitar a famosa Ocean Drive, os restaurantes da Española Way, ou as lojas da Washington Avenue.

O itinerário tinha escalas em Ocho Rios, na Jamaica, George Town, nas Ilhas Caimão, Cozumel, no México, e a maravilhosa Ocean Cay, nas Bahamas, a ilha que a MSC Cruzeiros recuperou e a transformou num pequeno paraíso. Pode ler aqui a reportagem completa.

Ocean Cay

MSC Musica em Atenas

Os cruzeiros de grupo fecharam 2023 em beleza, com um itinerário pelo Mediterrâneo Oriental, com embarque em Atenas, e escalas em Santorini, na Grécia, Kusadasi, na Turquia, Limassol, no Chipre, Haifa, em Israel e, finalmente, Mykonos, na Grécia, antes do regresso a Atenas. Infelizmente, a escala em Haifa foi cancelada, devido aos acontecimentos em Israel, e foi substituída por Rodes, na Grécia, um porto que, de nenhuma forma, desiludiu.

Este programa contemplava ainda 2 noites em Istambul antes do cruzeiro e 1 noite em Atenas, que foram muito bem aproveitadas, com excursões e tempo livre para explorar estas magníficas cidades. E Istambul foi um dos pontos altos desta viagem, uma cidade vibrante e com tanto para ver e visitar. Ficamos na cidade velha, local das principais atrações e onde se pode visitar muitos monumentos e restaurantes a pé. É aqui que ficam a bela Mesquita Azul e a Basílica de Santa Sofia, dois dos mais importantes marcos de Istambul. Pode ler aqui a reportagem completa.

Acrópole, Atenas

Explora I desde Copenhaga

Mas o ano não foi só de cruzeiros de grupo… Tive o prazer de fazer mais dois cruzeiros que ficaram para a história: o primeiro cruzeiro do Explora I, da marca de luxo da MSC Cruzeiros, a Explora Journeys. Em Agosto, o Explora I partiu de Copenhaga, na Dinamarca, com destino a Reiquiavique, na Islândia, naquela que foi a primeira viagem do navio (e até da companhia).

Explora I

Foi uma excelente viagem e uma oportunidade para sentir um cruzeiro com altos padrões de luxo, que se refletiram no serviço superior da tripulação, das instalações do navio, da gastronomia excecional, e dos benefícios que cada passageiro tem num cruzeiro deste nível. Este itinerário de 7 noites saiu de Copenhaga e visitou Lerwick, nas Ilhas Shetland, Kirkwall, nas Ilhas Orkney, ambas na Escócia, antes de desembarcar em Reiquiavique, na Islândia. Pode ver nesta página a reportagem sobre o meu cruzeiro no Explora I. Pode ler aqui a reportagem completa.

MSC Euribia desde Amesterdão

O segundo cruzeiro especial aconteceu umas semanas antes, em Junho, naquela que foi a primeira viagem de um grande navio de cruzeiro com zero emissões de gases de estufa. Prova que os cruzeiros com zero emissões já são possíveis hoje em dia, significativamente antes do objetivo de 2050 para a indústria. O MSC Euribia alcançou este objetivo ao utilizar o bio-LNG como combustível, aplicando o sistema de balanço de massa.

A viagem começou em Saint-Nazaire, França, onde o navio esteve em construção, até Copenhaga, na Dinamarca, onde acabou por ser inaugurado no dia 8 de Junho. Pode ler aqui a reportagem completa.

Enchanted Princess em Barcelona

Em Setembro tive a oportunidade, a convite da Mundomar Cruzeiros, de subir a bordo do Enchanted Princess para uma das melhores experiências a bordo: um jantar imersivo numa sala secreta (mesmo), que a Princess apelida de 360: An Extraordinary Experience. E foi extraordinária, sem dúvida. O secretismo é grande e não admira que esta experiência só esteja disponível por convite aos passageiros que viajam em Suítes.

360: An Extraordinary Experience

Este jantar (que para esta experiência foi, de facto, um almoço) é uma viagem multissensorial, através de sabores, imagens, sons, texturas e aromas, constituída por 7 pratos, inspirados no Mediterrâneo. A história é narrada por uma famosa atriz de Hollywood (que não pudemos revelar), que nos descreve a sua viagem gastronómica pela Grécia, Itália, Espanha e França. Foi uma experiência incrível que pode ver aqui em detalhe.

Balanço do ano de 2023

A todos vocês, que seguem o Blog dos Cruzeiros, desejo um ano de 2024 cheio de realizações, alegrias e prosperidade! Feliz 2024!

Tags
Share this

Novo Cruzeiro de Grupo: Ilhas Gregas a bordo do Celebrity Infinity!