Royal Caribbean

O maior navio do mundo vai ter seis irmãos – e já sabemos quando chegam

Icon of the Seas
👉 Já navegaram num dos navios da classe Icon - ou está nos vossos planos fazê-lo? Com sete navios previstos até 2030, qual seria o vosso sonho: embarcar no Legend of the Seas no Mediterrâneo em 2026 ou esperar por uma das novidades seguintes? 🚢 A Royal Caribbean anunciou a encomenda do Icon 6 e do Icon 7, com entregas previstas para 2029 e 2030, reforçando o acordo de longo prazo com o estaleiro finlandês Meyer Turku até 2036. A Classe Icon passa assim a contar com sete navios, incluindo o Icon 5 previsto para 2028 e o Legend of the Seas, que estreia em julho de 2026 no Mediterrâneo. ⚓ A parceria entre a Royal Caribbean e o Meyer Turku tem mais de 30 anos e já soma 25 navios construídos. O estaleiro finlandês e a sua rede de fornecedores empregam cerca de 13.000 pessoas e contribuem com mais de mil milhões de euros por ano para a economia da Finlândia - sendo cada navio da Classe Icon um dos maiores projetos industriais do país.
Canal do Panamá; Colombia & as Ilhas ABC (Aruba, Bonaire e Curaçao)! Entre praias de águas cristalinas, cidades coloniais cheias de história e a travessia do Canal do Panamá, esta é uma viagem que combina natureza, cultura e engenharia como poucas no mundo. Ver Programa

A Royal Caribbean anunciou a encomenda do Icon 6 e do Icon 7, os dois mais recentes navios da sua premiada classe Icon, reforçando uma das mais ambiciosas apostas na construção naval da história do setor dos cruzeiros. Os novos navios serão construídos pelo estaleiro finlandês Meyer Turku, com entregas previstas para 2029 e 2030 respetivamente.

A encomenda faz parte de um acordo de longo prazo entre as duas empresas que garante ao Grupo Royal Caribbean acesso à capacidade de construção naval do Meyer Turku até 2036, e inclui também o já anunciado Icon 5, com entrega prevista para 2028.

Jason Liberty, Presidente e CEO do Grupo Royal Caribbean, sublinha a dimensão desta aposta: “A classe Icon reflete a nossa ousada criatividade e excelência em engenharia, que continua a definir o que as férias podem ser. Através da nossa longa parceria com o Meyer Turku, o governo finlandês e o forte cluster marítimo finlandês, estamos a reinventar a indústria para as próximas décadas, ao mesmo tempo que geramos um impacto económico significativo para a Finlândia.

Uma parceria com mais de três décadas

A relação entre a Royal Caribbean e o Meyer Turku não é recente. Ao longo de mais de 30 anos de colaboração, o estaleiro finlandês construiu 25 navios para o grupo americano – uma parceria que agora se projeta com ainda maior ambição para o futuro.

Casimir Lindholm, CEO do Meyer Turku, não esconde o orgulho neste novo capítulo: “A encomenda do sexto e sétimo navios da classe Icon é um reconhecimento significativo do talento e da experiência do Meyer Turku e da indústria marítima finlandesa. Este marco representa um importante passo em frente na nossa parceria com o Grupo Royal Caribbean para desenvolver o setor da construção naval na próxima década e mais além.

Leia também  Colômbia vs Portugal em Miami: 3 cruzeiros de 4 noites para combinar com o Mundial

O impacto desta colaboração vai muito além dos navios entregues. O Meyer Turku e a sua rede de fornecedores empregam aproximadamente 13.000 trabalhadores e contribuem com mais de mil milhões de euros anuais para a economia da Finlândia. Cada navio da classe Icon é, por si só, um dos maiores projetos industriais do país.

O estado atual da classe Icon

A classe Icon conta já com uma história de entregas impressionante e um calendário ainda mais exigente pela frente:

  • Icon of the Seas – entregue em janeiro de 2024
  • Star of the Seas – entregue em agosto de 2025
  • Legend of the Seas – estreia em julho de 2026 no Mediterrâneo Ocidental, com oito áreas temáticas, 28 opções gastronómicas e uma oferta de entretenimento e vida noturna completamente renovada
  • Hero of the Seas – lançamento previsto para 2027
  • Icon 5 – entrega em 2028
  • Icon 6 – entrega em 2029
  • Icon 7 – entrega em 2030

Sete navios de uma mesma classe, todos construídos no mesmo estaleiro, num período de apenas seis anos – uma cadência de construção naval raramente vista no setor.

Uma estratégia de crescimento sem precedentes

A classe Icon é peça central na estratégia do Grupo Royal Caribbean para revolucionar continuamente a experiência de cruzeiro, combinando design inovador, tecnologias de ponta e experiências imersivas a bordo. Em paralelo, a empresa está também a expandir o seu portefólio de destinos terrestres – de três para oito até 2028 – reforçando a aposta numa experiência de férias que vai além do navio.

A encomenda do Icon 6 e do Icon 7 está sujeita à assinatura dos contratos de construção e às condições habituais, incluindo financiamento.

Receba as minhas novidades sobre cruzeiros no WhatsApp! Abrir

About the author

Nuno Ribeiro

Olá, o meu nome é Nuno Ribeiro e sou fundador do Blog dos Cruzeiros, um blog sobre o mundo dos grandes cruzeiros, onde pode encontrar notícias, opiniões, sugestões, guias, companhias, navios e muito mais. Sempre que subo a bordo de um navio descrevo toda a experiência aqui para que possa ajudar quem pretende fazer um cruzeiro. Boas leituras!

Cruise Info Award

Nuno Ribeiro

Olá, o meu nome é Nuno Ribeiro e sou fundador do Blog dos Cruzeiros, um blog sobre o mundo dos grandes cruzeiros, onde pode encontrar notícias, opiniões, sugestões, guias, companhias, navios e muito mais. Sempre que subo a bordo de um navio descrevo toda a experiência aqui para que possa ajudar quem pretende fazer um cruzeiro. Boas leituras!

Share this